Síndrome de Cushing em Cães

sindrome-de-cushing-em-caes

Síndrome de Cushing em Cães

A síndrome de cushing (ou hiperadrenocorticismo) é uma doença bastante comum entre os pets. Especialmente os cães domésticos e idosos das raças poodle, dachshund, terriers e boxer. Nela, o cortisol – um dos hormônios mais importantes para o equilíbrio do organismo do animal, é produzido em excesso. Com isso, uma série de sintomas e de outras doenças como o Diabetes podem vir a se manifestar.

Como é provocada?

Trata-se de uma reação em cadeia. Em cães saudáveis, a glândula hipófise produz e libera um hormônio chamado ACTH. Este, por sua vez, estimula as glândulas adrenais a produzir outros hormônios, chamados de glicocorticóides, como  cortisol.

“A síndrome de Cushing em cães é provocada basicamente por três motivos: tumores nas glândulas adrenais,  tumores na hipófise, ou administração excessiva de glicocorticóides (também conhecida como forma iatrogênica). Esses tumores podem aumentar muito a produção de cortisol e prejudicar a homeostase do organismo como um todo.” – Dr. Éder França da Costa, M.V. Especializado em Cardiologia Veterinária (CRMV-SC 3580).

Sintomas da Síndrome de Cushing

No geral, os pets que apresentam síndrome de cushing costumam apresentar os seguintes sintomas:

• Aumento do apetite;
  • Aumento da ingestão de água;
  • Aumento do volume de urina;
  • Dificuldade de perder peso;
  • Distensão abdominal;
  • Distensão das veias do abdome;
  • Problemas de pele, como escurecimento;
  • Perda de pêlos (alopecia).

“Apesar disso, a doença de cushing também pode ser silenciosa em suas fases iniciais. Dessa forma, os animais doentes podem não apresentar nenhum desses sintomas – o que reforça a importância do check up”. – Dr. Alex Jader Sant’Ana, M.V, P.H.D Especializado em Anestesiologia Veterinária (CRMV-SP 18196 / CRMV-SC 7177 VS).

Diagnóstico da Doença de Cushing em Cães

O diagnóstico da síndrome de Cushing geralmente tem início a partir dos sintomas clínicos citados acima. Além disso, existem exames específicos para a doença a partir da estimulação com hormônio ACTH e supressão com glicocorticóides (os chamados testes bioquímicos), que são complementados com exames de imagem, como a ultrassonografia abdominal, tomografia computadorizada e ressonância nuclear magnética. No entanto, mesmo com essas técnicas, o diagnóstico pode ser difícil.

“As chances de resultados falsos positivos ou falsos negativos nos testes bioquímicos são bastante grandes e os exames de imagem podem ser pouco conclusivos. Por isso, assim que houver uma suspeita de síndrome de Cushing, é importante procurar um médico veterinário especializado em Endocrinologia.” – Dr. Alex Jader Sant’Ana, M.V, P.H.D Especializado em Anestesiologia Veterinária (CRMV-SP 18196 / CRMV-SC 7177 VS).

“Pacientes suspeitos também devem ter o acompanhamento de um médico veterinário especializado em Cardiologia, pois um dos sinais clínicos mais comuns na doença de Cushing é a hipertensão arterial, que pode induzir uma hipertrofia do músculo cardíaco, gerando outras complicações cardiovasculares. Animais suspeitos, que já apresentam doença cardíaca devem ser acompanhados com maior atenção, pois a hipertensão arterial sobrecarrega muito o coração. Além disso, cerca de 10% dos cães com doença de Cushing desenvolvem diabetes.”  – Dr. Éder França da Costa, M.V. Especializado em Cardiologia Veterinária (CRMV-SC 3580).

Além de contar com uma série de profissionais especializados, centros como a Digitalvet também contam com a estrutura necessária para o tratamento seguro e eficaz da doença de Cushing. É o que veremos a seguir.

Tratamento da Síndrome de Cushing

Durante os exames, caso algum tumor seja encontrado nas glândulas adrenais do pet (geralmente ocorre somente em uma delas), o tratamento cirúrgico pode ser realizado. Porém, este procedimento costuma ser bastante delicado e envolve riscos. Por isso, é fundamental que o seu companheiro seja submetido ao tratamento com um médico veterinário endocrinologista e ao procedimento cirúrgico em um centro cirúrgico veterinário de excelência.

Caso a cirurgia não seja possível, ou a causa seja outra, o médico veterinário endocrinologista pode prescrever medicamentos para a regulação da produção de cortisol. Tais medicamentos ajudam a prevenir as complicações citadas acima, como os sintomas clínicos, o diabetes, e o agravamento das cardiopatias.

“A síndrome de cushing é uma doença grave e potencialmente fatal. Assim como ela, existem diversas outras que podem  ser diagnosticadas precocemente no check up veterinário.” – Dr. Alex Jader Sant’Ana, M.V, P.H.D Especializado em Anestesiologia Veterinária (CRMV-SP 18196 / CRMV-SC 7177 VS).

“Essa síndrome costuma incidir sobre pacientes idosos, mas pets jovens também pode ser atingidos. Quanto antes os sintomas forem percebidos e o diagnóstico for feito, maiores serão as chances de se proporcionar uma boa qualidade de vida para o pet e para toda a família.” – Dr. Éder França da Costa, M.V. Especializado em Cardiologia Veterinária (CRMV-SC 3580).

Cuide da saúde do seu pet. Fique atento aos sinais e faça o check up veterinário regularmente. O bem estar do seu companheiro depende de você. Conte conosco!