Meu pet é cardiopata, e agora?

cardiopata

Meu pet é cardiopata, e agora?

Doenças cardíacas costumam provocar sustos e muitas dúvidas. De forma geral, quanto antes o tutor descobrir que o seu cão ou gato é cardiopata, maiores as chances de proporcionar uma boa qualidade de vida para o pet e para toda a família.

Por isso, a primeira recomendação é realizar a avaliação cardiológica com frequência. Ela é fundamental para a detecção de doenças como a degeneração valvar crônica, cardiomiopatia dilatada, cardiomiopatia hipertrófica, malformações congênitas, dentre outras – que podem representar um grave risco à vida do seu companheiro.

Avaliação Cardiológica

A avaliação cardiológica de rotina deve ser realizada pelo menos uma vez por ano. Nela, o veterinário especializado poderá analisar as condições de saúde do seu cão ou gato, realizar o diagnóstico precoce e adotar medidas preventivas, caso necessário.

Na consulta, são feitas perguntas sobre o histórico médico e sobre os sintomas e comportamentos apresentados pelo seu companheiro. Além disso, o cardiologista veterinário realiza o exame físico (observação, palpação, auscultação, etc.).

Se necessário, o veterinário especializado em cardiologia pode solicitar outros exames, como:

Dependendo do caso, o animal cardiopata pode ter que iniciar o tratamento imediatamente ou apenas ter a situação acompanhada de forma periódica. Cada caso é conduzido de forma personalizada e varia de acordo com a doença e até com o porte do pet.

Tratamento do Pet Cardiopata

O tratamento do animal cardiopata crônico, quando indicado, tem como objetivos controlar os sintomas, reduzir a progressão da doença e possibilitar uma melhor qualidade de vida para o pet e toda a família.

A correção cirúrgica é a opção mais indicada na maioria das cardiopatias congênitas. Entretanto, vem sendo aperfeiçoada na medicina veterinária para as cardiopatias adquiridas, como a doença valvar degenerativa.

No tratamento da cardiopatia em animais, podem ser indicados medicamentos de vários grupos, cada um com seu objetivo específico. Assim, por exemplo: vasodilatadores, inotrópicos, diuréticos, entre outros.

Efeitos Colaterais

A maior parte dos remédios prescritos para os animais cardiopatas possui efeitos colaterais. A manifestação desses efeitos varia de um paciente para outro. Costumam ocorrer mais no início do tratamento, tendendo a estabilizar e devem ser acompanhados pelo profissional especializado. São alguns exemplos de efeitos colaterais:

  • Letargia (cansaço exagerado);
  • Aumento da frequência urinária (algumas vezes, incontinência).

O animal cardiopata grave precisa passar por uma mudança em seu estilo de vida. A partir do diagnóstico, a alimentação e a prática de atividades físicas devem ser controladas. Sempre, é claro, a partir da orientação do médico veterinário especializado em cardiologia.

Prognóstico da Cardiopatia em Animais

A qualidade de vida do animal cardiopata depende sobremaneira da dedicação e do carinho dos seus tutores. Apesar de não serem curativos, os tratamentos medicamentosos podem oferecer bem estar ao pet e para toda a família.

Contudo, para um bom prognóstico, é preciso visitar o médico veterinário cardiologista com a frequência indicada e seguir todas as orientações rigorosamente. Carinho, atenção e dedicação são fundamentais.

Por outro lado, os veterinários observam que parte dos tutores tendem abandonar o tratamento de seus cães e gatos nas fases finais das doenças cardíacas. Muitas vezes, por fatores econômicos e pela redução da resposta a esse tratamento – o que provoca enorme sofrimento aos pets.

Com os medicamentos, frequência de visitas ao cardiologista, carinho e atenção dos tutores, o animal cardiopata tende a ter um tempo de sobrevida significativo. E isso até mesmo nas fases mais avançadas da doença. Deixá-los desamparados nesse momento reduz esse tempo, além do sofrimento, solidão e sentimento de abandono. É tudo o que nós não devemos fazer com nosso melhor amigo.

Levar o seu pet ao veterinário é um gesto de carinho. Na Digitalvet, o diagnóstico é preciso e o seu companheiro recebe a atenção que merece. Se precisar, conte com a gente!

 





Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Receba nosso conteúdo exclusivo e novidades em seu e-mail!