Exame Radiográfico – Raio X Veterinário: o que saber

exame-radiografico-veterinario-raio-x-veterinario

Exame Radiográfico – Raio X Veterinário: o que saber

O exame radiográfico veterinário, popularmente chamado de Raio X veterinário, é um dos mais importantes métodos de imagem utilizados na medicina veterinária para avaliação de afecções ósseas, articulares e intratorácicas.

Por ser um exame de rápida execução, menor custo entre outros exames, não ser invasivo e raramente precisar de anestesia, ele é, muitas vezes, a primeira forma de triagem e identificação de problemas de saúde. E, justamente por isso, deve ser realizado com atenção especial e por profissionais especializados na área.

Atualmente, o exame de Raio X veterinário tem sido realizado de forma indiscriminada. Em muitos locais não há profissionais especializados para a adequada execução, correta interpretação e confecção do laudo. Assim começa o risco de um diagnóstico equivocado: uma radiografia mal feita pode trazer sérios problemas.

Nesse post, a M.V. Greyce Silvano Gomes (CRMV-SC 4975), da DigitalVet, especializada em Radiologia Veterinária, mostra a importância de realizar o exame em uma clínica com Especialidades na área. Boa leitura!

Os Cuidados com o Raio X Veterinário

O exame radiográfico é algo muito parecido com o trabalho de um fotógrafo profissional. Para que um exame seja bem feito, a imagem deve ser realizada com foco preciso e alta resolução. O objeto “fotografado” deve estar na posição correta. Qualquer erro ou má regulagem do aparelho de Raio X veterinário pode prejudicar o resultado final.

Equipe Especializada

No caso da radiografia veterinária existem outros aspectos que devem ser levados em consideração. Conquistar a confiança e controlar um animal para que esteja posicionado corretamente exige técnicas específicas para cada espécie. O ideal é uma equipe especializada trabalhando em conjunto para que o Pet fique confortável e para que se obtenha o correto posicionamento durante o exame. Dessa forma, evita-se que o animal fique estressado, bem como o uso de sedativos.

Preparo para o Raio X Veterinário

Para a realização de exame radiográfico simples, não é preciso nenhum preparo especial do paciente, exceto em caso de necessidade de sedação do animal. Quando é solicitado o exame radiográfico contrastado, dependendo do tipo de solicitação, são utilizados meios de contraste (iodados ou de bário, de acordo com o pedido do exame) e respeita-se um tempo específico de jejum, bem como alguns protocolos onde o exame é feito exclusivamente com animal sob anestesia.

“Em nossa rotina, nos deparamos com casos de animais submetidos a exames e diagnosticados de forma equivocada por conta de radiografia veterinária mal feita, por exemplo. Esses animais passaram a tomar medicações e a fazer um tratamento que não era preciso.” – M.V. Greyce Silvano Gomes (CRMV-SC 4975)

Posicionamento Correto do Animal

O correto posicionamento para a radiografia veterinária (Raio X veterinário) é outro grande diferencial dos profissionais qualificados. Para garantir a qualidade do diagnóstico em exames de tórax, cabeça e abdome, é importante realizar pelo menos 3 projeções. E não basta deitar o Pet e apertar o botão. Para cada região em estudo, para cada espécie, raça e idade há características próprias que devem ser conhecidas e levadas em consideração na hora de captar a imagem radiográfica.

Até a respiração do animal deve ser controlada com a técnica adequada para evitar artefatos de imagem. Um pulmão vazio pode aparecer esbranquiçado em um exame como se houvesse algo estranho nele, ou mesmo mascarar um nódulo metastático por falta de experiência do profissional que capturou a imagem, por exemplo.

“Você pode pedir para que uma pessoa não se mexa, puxe o ar e prenda a respiração durante uma radiografia. Com os animais isso não é possível. O profissional tem que fazer a imagem rapidamente na fase ideal da respiração.” – M.V. Greyce Silvano Gomes (CRMV-SC 4975)

Entendendo a Imagem Radiográfica

Apesar da popularização, analisar uma imagem Radiográfica não é uma tarefa tão simples. O corpo de um animal possui 3 dimensões: altura, largura e profundidade. Entretanto, o que a imagem mostra é uma “foto”, em duas dimensões. Nela não existe profundidade – e essa é a origem de vários equívocos.

Diferente do que muitos pensam, o exame de Raio X veterinário não mostra apenas ossos e fraturas. É possível avaliar várias estruturas (especialmente do tórax) que são importantes na identificação de neoplasias ou no check-up veterinário, por exemplo.

“É preciso tomar cuidado com o aparecimento dos chamamos artefatos. Como o Raio X não tem profundidade, a imagem de uma estrutura pode acabar sobrepondo a de outra e criar manchas ou sombras confusas, bem como alterar a proporção entre as estruturas. O profissional especializado se antecipa a estes fenômenos.” – M.V. Greyce Silvano Gomes (CRMV-SC 4975)

A Tecnologia do Exame Radiográfico Veterinário

Existem hoje duas tecnologias dominantes de raios-x: a convencional e a digital. Por conferir maior praticidade e não produzir resíduos tóxicos, os principais centros de saúde veterinária adotam a tecnologia digital.

No entanto, apesar de haver diferenças entre as tecnologias, o item de maior importância para a produção de exames de alta precisão ainda é a equipe profissional capacitada na área de diagnóstico por imagem.

Lembre-se: um exame radiográfico deve sempre ser realizado mediante solicitação por escrito do médico veterinário. É fundamental que o pedido discrimine a região e as projeções a serem radiografadas.

Busque o que há de melhor em cuidados para o seu animal. Procure uma equipe especializada em radiologia veterinária.

A DigitalVet é formada por profissionais dedicados às diversas especialidades veterinárias. Aqui, você recebe o diagnóstico exato sobre a saúde do seu companheiro.

Confira também!

Ebook – Orientações para o Pré e Pós Operatório Veterinário: material gratuito, desenvolvido pela Equipe DigitalVet especialmente para ajudar seu pet a enfrentar o momento de uma cirurgia com maior tranquilidade e colaborar com uma recuperação mais rápida e feliz. O material é gratuito e fundamental para quem, como nós, respeita e ama os seu animais. Acesse o conteúdo:

procedimento-anestesico-pos-operatorio-veterinario





Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Receba nosso conteúdo exclusivo e novidades em seu e-mail!