O Câncer em Animais

Notícia Câncer em Animais

O Câncer em Animais

Dr. Alex Sant’Ana (CRMV-SP 18196 | CRMV-SC 7177), Médico Veterinário Especializado em Anestesiologia da Digitalvet, Clínica Veterinária em Florianópolis, fala Jornal ND sobre o câncer em animais.

O câncer em animais sempre existiu. Porém, nos últimos tempos vem sendo mais percebido por alguns fatores. Entre eles, pelo fato dos animais de estimação assumirem lugar dentro das famílias, ficando mais próximos do convívio familiar. Além disso, os animais têm vivido mais e a expectativa de vida de cães e gatos dobrou nas últimas três décadas no Brasil. As campanhas de prevenção de câncer em humanos também chamam atenção para os cuidados com os pets. Os recursos de diagnóstico melhoraram muito e hoje existe mais tecnologia para isso na medicina veterinária. Todos esses fatores colaboram para que o câncer em animais seja percebido com maior frequência e, também, diagnosticado mais cedo.

Tumores mais Comuns em Animais

Apesar de a ocorrência ser maior nos pacientes geriatras, há vários tipos de tumores que são correlacionados com fatores genéticos, podendo ocorrer também em animais jovens. O câncer de mama é um deles. Estudos correlacionam uma diminuição da ocorrência de câncer de mama, em cadelas, de até 98% quando castradas até os 5 ou 6 meses de vida. A castração precoce, além de evitar o crescimento de tumores de mama, também evita outras doenças relacionadas ao sistema reprodutor como a infecção uterina, comum em cadelas de meia idade e sem finalidade de reprodução. Com o correto procedimento, vários tumores são facilmente tratáveis. Além disso, equipamentos modernos de ultrassonografia são precisos no diagnóstico.

Técnicas para Tratamento do Câncer em Animais

A cirurgia ainda é o principal método de tratamento para maioria das neoplasias em cães, gatos e espécies exóticas. Algumas técnicas podem ser utilizadas, como a criocirurgia, onde a excisão do tumor é feita por congelamento.

A eletroquimioterapia, por sua vez, é alternativa auxiliar ao tratamento cirúrgico. Consiste na aplicação de um quimioterápico na veia, simultaneamente à emissão de pulso elétrico sobre o tumor. Assim, há a abertura de poros nas células tumorais, o que faz com que o quimioterápico a destrua. Pode ser utilizada em alguns tipos de tumor e possui uma ótima resposta.

O câncer em animais é uma doença ligada a vários fatores, mas não se justifica que seja ignorada ou negligenciada. A tecnologia e profissionais especializados em diagnosticar e tratar o câncer são capazes de dar qualidade de vida aos nossos amigos de pelos ou penas.

*Matéria publicada no jornal Notícias do Dia – Florianópolis, em 14/02/2018.





Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Receba nosso conteúdo exclusivo e novidades em seu e-mail!