Por que encaminhar o paciente para um Cardiologista Veterinário?

por que encaminhar o cachorro ou gato para um cardiologista veterinário

Por que encaminhar o paciente para um Cardiologista Veterinário?

As doenças cardíacas – sejam elas do miocárdio, das valvas e etc –  são multissistêmicas. Elas envolvem todos os aspectos orgânicos do paciente e exigem um tratamento bastante complexo e integrado entre o médico veterinário clínico e o cardiologista veterinário.

Nesse post, você irá compreender por que é tão importante encaminhar o seu paciente para um cardiologista veterinário especializado assim que houver uma suspeita de problemas no coração.

Diagnóstico Diferencial

As doenças cardíacas costumam manifestar sintomas de difícil diferenciação com outras patologias. O cansaço, a perda de peso, a cianose e a tosse podem ter causas variadas, como doenças respiratórias (alergia, inflamação, infecção, tumores), insuficiência cardíaca, dentre outras.

Iniciar o tratamento desses sintomas com base em um suposto problema cardíaco, sem a devida comprovação de um cardiologista veterinário, pode ser bastante perigoso e comprometer a vida do paciente. Corre-se o risco de tratar uma doença que não existe e de promover a persistência e o agravamento da doença real.

“Animais que são tratados com medicamentos para doenças cardíacas (como os diuréticos) e que não são cardiopatas, podem sofrer lesão nos rins ou outras consequências tão graves quanto” – Dr. Éder França da Costa, M.V. Especializado em Cardiologia Veterinária (CRMV-SC 3580).  

Nesse sentido, no caso de sintomas inespecíficos (como os citados acima), o ideal é encaminhar o paciente para o cardiologista veterinário especializado.

Consulta Cardiológica

Na Digitalvet, por exemplo, dependendo da análise do cardiologista veterinário, a consulta cardiológica pode incluir exames de Ecocardiograma e Eletrocardiograma – específicos para identificação de problemas estruturais e funcionais do coração. Os exames radiográficos e laboratoriais também podem ser feitos com alta qualidade.

“Além do cuidado na realização dos exames, com ambiente e equipe preparada e seguindo as boas práticas, os centro especializados em cardiologia contam com profissionais preparados para diferenciação dos sintomas, interpretação de resultados e a melhor elaboração do tratamento” – Dr. Éder França da Costa, M.V. Especializado em Cardiologia Veterinária (CRMV-SC 3580).

Dessa forma, após a consulta do cardiologista veterinário, o médico veterinário clínico estará em posse de informações importantes sobre a saúde do seu paciente e poderá administrar os demais cuidados de forma eficaz, em conjunto com o especialista. Os resultados tendem a melhorar e a confiança dos clientes no profissional também.

“Gestão da sobrevida” do Paciente Cardiopata

A maioria dos pacientes cardiopatas são idosos que adquirem a doença ao longo dos anos, por conta de problemas degenerativos decorrentes da idade ou genéticos. Em alguns casos, uma cardiopatia congênita pode se manifestar clinicamente somente em adultos ou idosos. Tem-se, então, que a expectativa de vida desses animais a partir da manifestação dos sintomas é menor do que a de um pet saudável.

Nessas situações, não só a quantidade de tempo de sobrevida é preciosa, mas também a qualidade de vida nesse tempo. Submeter esses pacientes a tratamentos não eficazes e/ou que prejudicam o seu bem estar, sem total convicção do diagnóstico e da eficiência dos métodos, pode acarretar frustrações e sofrimentos que apenas as famílias dos pets saberão mensurar.

“O cardiologista veterinário é o profissional mais indicado para fazer a tal “gestão da sobrevida” do paciente cardiopata. Ele poderá indicar os medicamentos e técnicas mais adequadas para prolongar a sobrevida dos pets e amenizar possíveis sofrimentos” – Dr. Éder França da Costa, M.V. Especializado em Cardiologia Veterinária (CRMV-SC 3580).

No entanto, para que isso possa ser feito de forma satisfatória, o encaminhamento do pet cardiopata para o cardiologista veterinário não pode demorar. Quanto antes o animal for atendido por um profissional especializado em cardiologia, melhores as chances de uma sobrevida longa e proveitosa para o pet e para a sua família.

“Após a consulta cardiológica, o paciente volta para os cuidados do médico veterinário clínico. Este profissional terá em mãos todas as informações de que precisa para o tratamento do pet e para a satisfação de seu cliente” – Dr. Éder França da Costa, M.V. Especializado em Cardiologia Veterinária (CRMV-SC 3580).

A Digitalvet é um centro dedicado às diversas especialidades veterinárias. Aqui o seu paciente é atendido com a máxima atenção e ética, dentro das boas práticas e regulamentações vigentes.  





Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Receba nosso conteúdo exclusivo e novidades em seu e-mail!