Vacina da Gripe em Pugs

Veterinária aplicando vacina em Pug Bege

Vacina da Gripe em Pugs

Os Pugs são companheiros especiais. Com porte pequeno e uma capacidade enorme de receber e de nos dar carinho, eles se tornaram uma das raças preferidas para quem deseja ter um cachorro e não possui muito espaço.

Mas além de toda alegria que podem oferecer para a família, ter um Pug também exige responsabilidade. As características físicas que fazem desses cães uma raça tão adorável podem ser a origem de alguns problemas de saúde. Especialmente os respiratórios, agravados pela Traqueobronquite Infecciosa – conhecida popularmente como Gripe Canina.

Abaixo, a Dra. Luiza da Silva (CRMV-SC 6718), Médica Veterinária, explica a importância da Vacina contra a gripe canina para os Pugs.

Traqueobronquite Infecciosa

A Traqueobronquite Infecciosa (Gripe Canina) é uma afecção importante registrada nessa raça. Ela dificilmente é transmitida aos seres humanos saudáveis, mas é altamente contagiosa entre os animais. Pode ser adquirida tanto pelo contato direto, através das secreções respiratórias, como por objetos contaminados, como brinquedos e vasilhas.

Os sintomas clássicos da Gripe Canina são muito parecidos com os da gripe humana. Entre eles, podemos citar:

• Espirros;
    • Tosses;
    • Perda de apetite;
    • Febre;
    • Inflamação nos olhos;
    • Corrimentos e congestões nasais.

“A Gripe Canina é capaz de provocar grandes incômodos, inclusive em animais com sistema respiratório fisicamente eficiente. Nos Pugs, as congestões nasais e as dificuldades naturais para respirar podem agravar ainda mais o quadro” – Dra. Luiza da Silva (CRMV-SC 6718), Médica Veterinária

Pugs e Gripe Canina

Os Pugs são cães braquicefálicos. A forma curta do crânio dá a esses animais a aparência de um rosto achatado. Em situações normais, é comum que eles apresentem uma dificuldade natural para respirar (especialmente durante atividade física). Os ruídos típicos ao dormir (roncos) são prova disso.

Durante os quadros de Gripe Canina, as congestões nasais podem ser ainda piores em Pugs. Os cães braquicefálicos tendem a nascer com narinas muito estreitas (narinas estenóticas). Para alguns filhotes, o quadro é ainda mais difícil durante a fase da dentição, pois as narinas podem ficar ainda mais fechadas”Dra. Luiza da Silva (CRMV-SC 6718), Médica Veterinária..

Outra característica capaz de dificultar ainda mais a respiração dos Pugs durante a Gripe Canina é o palato mole alongado.

“O palato mole é um pedaço de tecido que bloqueia as vias aéreas do Pug quando ele come ou bebe algo, direcionando o fluxo para o estômago. Porém, como nos Pugs essa estrutura é muito grande, ela acaba cobrindo também as vias aéreas normais do cão”  – Dra. Luiza da Silva (CRMV-SC 6718), Médica Veterinária.

Por tudo isso, vacinar os Pugs e evitar que cães saudáveis entrem em contato com animais doentes ou não vacinados (e seus objetos de uso próprio) é uma medida de prevenção básica e um gesto de amor.

Como é feita a vacina contra a gripe?

Assim que nascem, os filhotes são imunizados através do leite da mãe, na amamentação. No entanto, muitas vezes, cãezinhos como Pugs são retirados muito cedo do contato com a família. A vacina, nesses casos, é fundamental.

De forma geral, os Pugs devem receber a primeira dose da vacina contra a Gripe Canina com 8 semanas de vida. A segunda dose deve ser aplicada entre 21 e 30 dias depois da primeira. Os reforços são animais, de acordo com orientação do médico veterinário.

“A vacina da gripe canina previne contra a bactéria Bordetella bronchiseptica, que é considerada uma zoonose e pode infectar seres humanos em condição de baixa imunidade”   – Dra. Luiza da Silva (CRMV-SC 6718), Médica Veterinária.

Proteja o seu companheiro. Visite o veterinário com frequência e siga rigorosamente o calendário de vacinação. Se precisar de ajuda com especialidades veterinárias ou em exames veterinários, conte com a Digitalvet!

Imagem de um Pug preto com escova de dentes na boca