3 motivos para realizar exame de Raio X em um centro de diagnóstico especializado
O exame radiográfico, popularmente conhecido como exame de Raio X, é um dos mais importantes e práticos métodos de imagem utilizados na Medicina Veterinária – mas tem sido realizado de forma indiscriminada, sem os devidos cuidados para a obtenção de imagens que possam auxiliar o clínico na sua investigação.
Com o Raio X, é possível avaliar afecções ósseas, articulares, intratorácicas e abdominais. A radiografia é, em diversos casos, a primeira forma de triagem para a identificação de problemas de saúde.
“Em muitas situações, é a partir do exame de Raio X que o profissional identifica suspeitas e define o melhor tratamento para o pet. Por isso, este exame deve receber atenção especial, e ser realizado com a maior qualidade disponível no mercado” – M.V. Greyce Silvano Gomes (CRMV-SC 4975), especializada em Radiologia Veterinária.
No entanto, por serem de rápida execução, menor custo, não invasivas e dificilmente precisarem de anestesia, o exame de Raio X é, muitas vezes, realizado por profissionais não especializados e em ambientes sem as condições adequadas de segurança para os pets e para quem auxilia na execução do exame.
“Em muitos locais, não há profissionais especializados para a adequada execução, correta interpretação e elaboração do laudo. Em alguns estabelecimentos, não há ambientes preparados, nem mesmo a disponibilidade de equipamentos de proteção pessoal contra radiação para a proteção de funcionários e de clientes” – Dr. Alex Jader Sant’Ana, M.V, P.H.D Especializado em Anestesiologia Veterinária (CRMV-SP 18196 / CRMV-SC 7177 VS).
“É assim que se inicia o risco de um diagnóstico equivocado: um exame de Raio X mal feita pode trazer sérios problemas. Jamais realize o exame radiográfico na sua casa, por exemplo” – Dr. Éder França da Costa, M.V. Especializado em Cardiologia Veterinária (CRMV-SC 3580).
Abaixo, nós listamos 3 dos principais motivos pelos quais você deve realizar o exame de Raio X em um centro de diagnóstico completo, com profissionais e ambientes especialmente preparados para esse objetivo:
Segurança
Os Raios X são radiações eletromagnéticas de alta frequência que interagem com a matéria e podem levar à formação de uma imagem. No entanto, por menor que seja a radiação liberada no exame, ela é cumulativa e ao longo do tempo pode alterar o DNA das células, havendo a possibilidade de inclusive de causar um câncer.
Centros de diagnósticos credenciados possuem estrutura física certificada pelos órgãos oficiais competentes e especialmente projetada para evitar a propagação da radiação. Os profissionais contam com equipamentos cuidadosamente regulados e com equipamentos de segurança próprios. Os pacientes são expostos à radiação somente quando necessário e de forma totalmente controlada.
“Existe uma fiscalização rigorosa que controla a qualidade e a segurança dos centros de diagnóstico. Muitas medições e avaliações são feitas até conseguir o alvará específico, que garante que os demais ambientes, os vizinhos e as pessoas ao redor não serão afetadas pelo exame de Raio X” – Dr. Éder França da Costa, M.V. Especializado em Cardiologia Veterinária (CRMV-SC 3580).
“Nossos funcionários também precisam realizar verificações mensais, para monitorar o nível de radiação a que foram expostos e os riscos para a sua saúde” – Dr. Alex Jader Sant’Ana, M.V, P.H.D Especializado em Anestesiologia Veterinária (CRMV-SP 18196 / CRMV-SC 7177 VS).
Estabelecimentos que recebem a visita de profissionais com equipamentos portáteis para exame de Raio X nem sempre possuem esta estrutura necessárias para aquisição das imagens – colocando em risco todas as pessoas ao redor. É por esse motivo também que a realização do exame de Raio X em casas e apartamentos também é totalmente desaconselhada.
Qualificação profissional
Seja pela espécie, raça, temperamento ou estado de saúde, cada animal possui características particulares que precisam ser respeitadas. Conquistar a confiança e controlar o pet para que esteja posicionado corretamente para o exame de Raio X exige técnicas específicas e experiência da equipe profissional.
Nos centros diagnóstico, os profissionais são especializados e não realizam os exames radiográficos sozinhos – nem contam com a ajuda improvisada de pessoas de outras funções.
Na Digitalvet, toda equipe é treinada e trabalha em conjunto para que o pet fique confortável e em segurança. Assim, é possível obter o correto posicionamento durante o exame de Raio X e garantir a melhor imagem. Dessa forma, evita-se que o animal fique estressado, reduz-se a necessidade do uso de contenção química e o risco de ter que repetir o procedimento.
Diagnóstico preciso
Não basta deitar o pet e apertar o botão. Para ter um diagnóstico preciso, até a respiração do animal deve ser controlada com a técnica adequada para evitar artefatos de imagem.
Além disso, é preciso saber “ler a imagem”. Um pulmão vazio por exemplo, pode aparecer esbranquiçado em um exame, como se houvesse algo estranho nele, ou mesmo mascarar um nódulo metastático por falta do contraste exercido pelo ar nos pulmões quando estão bem aerados.
Em situações de falta de experiência e qualificação do profissional que capturou a imagem, erros como esse podem comprometer seriamente a saúde do pet.
“Em nossa rotina, nos deparamos com casos de animais submetidos anteriormente a exame de Raio X e diagnosticados de forma equivocada por conta de Radiografia mal feita. Esses animais passaram a tomar medicações e a fazer longo tratamento que na verdade não era necessário.” – M.V. Greyce Silvano Gomes (CRMV-SC 4975), especializada em Radiologia Veterinária.
Além das questões levantadas acima, realizar o exame de Raio X em um centro de diagnóstico geralmente custa menos do que em um estabelecimento com profissional volante.
Na Digitalvet, a qualidade é superior. A estrutura é adequada, os exames são agendados de acordo com a necessidade do cliente, os profissionais são especializados e o cliente paga o valor justo pelo exame de Raio X realizado, sem bonificações ou deslocamento de profissional terceirizado.
Por isso, em vez de se deslocar para fazer o exame de Raio X em um estabelecimento não preparado, procure um centro de diagnósticos por imagem. Ofereça ao seu pet e a sua família o que há de melhor em cuidados para a saúde – com a confiança nos resultados dos exames. Conte conosco!