Radiologia Veterinária: mitos do Raio X veterinário

raioX-veterinario

Radiologia Veterinária: mitos do Raio X veterinário

Por ser relativamente barata, não invasiva e de rápida execução, a radiografia veterinária (popularmente conhecida como Raio X) tornou-se fundamental para realização de diagnósticos de animais. Ela é, muitas vezes, o primeiro passo durante a triagem nas clínicas.

Atualmente, porém, a radiografia veterinária tem sido realizada de forma indiscriminada. Em muitos locais não há profissionais especializados para a adequada execução, correta interpretação e confecção do laudo, nem mesmo a disponibilidade de equipamentos de proteção pessoal. Assim começa o risco de um diagnóstico equivocado: uma radiografia veterinária mal feita pode trazer sérios problemas.

Erros na Radiografia Veterinária

Muitas pessoas acreditam que a radiografia veterinária é usada apenas para diagnosticar lesões ósseas. No entanto, com a técnica adequada e experiência profissional, o exame auxilia no diagnóstico de doenças cardiovasculares, pulmonares, e problemas também em outros órgãos – inclusive tumores.

Mas apesar da simplicidade aparente, realizar uma radiografia veterinária é algo bastante complexo. O posicionamento do Pet é um ótimo exemplo. Cada região anatômica, cada espécie, raça e idade possui características próprias. Conhecê-las e respeitá-las faz parte de um exame realizado com qualidade. O posicionamento errado pode atrapalhar significativamente o diagnóstico – e até provocar dores fortes ao seu Pet.

Procurar um profissional especializado para a leitura do exame é fundamental. Na imagem radiográfica, é comum que algumas estruturas se sobreponham a outras – o que pode confundir profissionais menos qualificados. Manchas e sombras podem, por exemplo, mascarar problemas ou até sugerir o diagnóstico de metástases, e fazer com que um animal saudável inicie um tratamento agressivo que não é necessário.

Mitos e Verdades

Alguns mitos sobre a radiografia veterinária ajudam a confundir os responsáveis por animais, e atrapalham na hora de escolher um serviço de imagens radiográficas de qualidade. Eles estão principalmente relacionados ao Raio X digital e suas funcionalidades. Há, porém, mitos sobre a anestesia, e até sobre a formação profissional necessária para interpretar os exames com qualidade. Nós falaremos sobre algumas dessas afirmações no Ebook “Mitos do Raio X veterinário”.

Novo Ebook: mitos do Raio X veterinário

No Ebook “Mitos do Raio X Veterinário”, você aprenderá a reconhecer um bom centro de exames radiográficos. Você entenderá como a radiografia veterinária é importante para o diagnóstico do problema do seu Pet.

O material foi elaborado pelos profissionais da Digitalvet e é fundamental para quem tem animais em casa. Com ele, você garante a segurança do seu companheiro quando ele mais precisa.

Os principais temas abordados são:

  • Indicações da radiografia veterinária (exame de RaioX);
  • Qualificação e experiência profissional;
  • Mitos e verdades.

Evite erros de diagnóstico. Faça a radiografia veterinária com profissionais especializados, em um centro de saúde animal que respeite todas as técnicas para o bem estar do seu companheiro. Afinal, a saúde do seu Pet depende de você.

 radiologia veterinária

 

Esperamos que este material contribua com informações relevantes a você. E, sempre que precisar, conte conosco. Em nosso centro de especialidades veterinárias você encontra profissionais qualificados e os melhores recursos para a radiografia veterinária e tratamento do seu Pet.





Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Receba nosso conteúdo exclusivo e novidades em seu e-mail!