Insuficiência Renal em Pets: sintomas e tratamento

insuficiência renal em pets

Insuficiência Renal em Pets: sintomas e tratamento

Os rins são responsáveis por filtrar o sangue e eliminar substâncias tóxicas como amônia, uréia e ácido úrico do organismo. Além disso, esses órgãos também secretam substâncias importantes para a saúde e realizam a manutenção do equilíbrio de eletrólitos, como sódio e potássio. E é por isso que a insuficiência renal em pets é tão perigosa.

A insuficiência renal é caracterizada pela perda da função de cerca de 75% dos néfrons (as microestruturas onde o sangue é filtrado dentro dos rins). E é só nesse estágio que os sintomas costumam aparecer. A doença é classificada de duas formas: crônica e a aguda. Nesse texto, nós mostraremos como cada uma delas se manifesta.

Insuficiência Renal Crônica em Animais

Nesses casos, os fatores hereditários são os principais responsáveis pela doença. Os sintomas demoram a aparecer. Geralmente, quando os tutores percebem, a situação é bastante grave.

  • Sintomas em Cães:

A insuficiência renal crônica costuma dar os primeiros sinais em cães com 7 anos de idade ou mais. Geralmente, os sintomas aparecem lentamente. O cão (especialmente aqueles com horários bem definidos), passam a apresentar ausência de vontade ou excesso de xixi. Além disso, os tutores podem perceber apatia e mal-estar do companheiro.

  • Sintomas em Gatos:

Em gatos, a insuficiência renal crônica é mais comum a partir dos 9 anos de idade. No entanto, assim como acontece com os cães, ela pode surgir a qualquer idade, com pets de todas as raças ou sexos.

Insuficiência Renal Aguda em Animais

A insuficiência renal aguda pode ser provocada por uma série de processos infecciosos e inflamatórios que lesam os rins. Exposição a toxinas, medicamentos anticoagulantes, anestesias mal sucedidas ao longo da vida, vermes e diversos outros tipos de infecções podem levar à doença.

Exames de sangue, de urina, radiografias e ecografias podem ajudar a determinar a causa da insuficiência renal aguda. A medida que o número de néfrons funcionais diminui, a capacidade do organismo do pet de equilibrar fluídos e nutrientes é prejudicada.  

Geralmente, os sinais mais claros da insuficiência renal aguda surgem quando mais de dois terços do número de néfrons deixa de funcionar. Nesses casos, os animais costumam apresentar sintomas repentinos e mais intensos, como:

Sintomas da Insuficiência Renal Aguda:

  • Sede excessiva;
  • Xixi ausente ou muito frequente;
  • Vômito,
  • Febre,
  • Diarréia;
  • Depressão,
  • Mau hálito;
  • Perda de apetite;
  • Andar cambaleante.

Tratamento da Insuficiência Renal em Pets

Certos tipos de doenças renais não possuem cura. Apesar disso, em muitos casos,  é possível garantir uma boa qualidade de vida para o pet com uma série de cuidados. Em geral, o tratamento da insuficiência renal em animais costuma envolver:

  • Mudanças alimentares: Animais com insuficiência renal devem receber uma dieta especial prescrita pelo médico veterinário. O objetivo é minimizar a quantidade de produtos tóxicos que os rins deveriam eliminar e compensar parcialmente as alterações de minerais e eletrólitos provocadas pela doença.
  • Medicação: Geralmente direcionada para o controle dos sintomas, como vômitos, perda de apetite, hipertensão e anemia.
  • Diálise: A hemodiálise ou diálise peritoneal pode ser de grande valia no tratamento de alguns estágios da doença, tanto aguda ou crônica. Consiste em “filtrar”o sangue, retirando substâncias tóxicas que os rins deveriam filtrar. Deve ser bem indicada e realizada por profissional com experiência.

O acompanhamento periódico com o médico veterinário é um cuidado básico, que todo tutor deve prestar ao seu pet. Com isso, é possível identificar os sintomas da insuficiência renal logo no início da doença.

É fundamental também que os responsáveis conheçam a rotina e os hábitos do animal de estimação. Alterações significativas devem ser informadas imediatamente ao médico veterinário, especialmente em animais idosos.

A saúde do seu companheiro depende de você. Visite o médico veterinário com frequência. A equipe da Digitalvet está à disposição para lhe ajudar!

 

Veterinário Especializado





Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Receba nosso conteúdo exclusivo e novidades em seu e-mail!