Centro Cirúrgico Veterinário: muito além das exigências

centro cirúrgico veterinário da digitalvet clínica veterinária em florianópolis

Centro Cirúrgico Veterinário: muito além das exigências

Diversos fatores contribuem para o sucesso de uma cirurgia veterinária. Entre eles, estão os aspectos relativos às condições de saúde do próprio animal, à qualificação dos profissionais envolvidos e à estrutura do centro cirúrgico veterinário.

“No que diz respeito às condições de saúde do pet, é preciso compreender que mesmo procedimentos simples podem oferecer riscos aos pacientes idosos ou com alguma doença grave. Esse é o caso, por exemplo, de animais cardiopatas.” – Dr. Éder França da Costa, M.V. Especializado em Cardiologia Veterinária (CRMV-SC 3580).

“Sobre a qualificação dos profissionais envolvidos, também é preciso prestar muita atenção. Centros de referência contam com profissionais especializados nas mais diversas áreas da medicina veterinária. Isso garante, além do profundo conhecimento científico, o cumprimento de todas as boas práticas relativas ao cuidado e bem estar dos animais.” – Dr. Alex Jader Sant’Ana, M.V, P.H.D Especializado em Anestesiologia Veterinária (CRMV-SP 18196 / CRMV-SC 7177 VS).

Já sobre a estrutura do centro cirúrgico, a normatização é bastante clara. Ela determina as condições mínimas para o funcionamento de clínicas que realizam cirurgias de animais de pequeno e médio porte.

No entanto, em centros de excelência, os cuidados vão ainda mais longe. É o que veremos abaixo.

Centro Cirúrgico Veterinário: quais são as exigências?

Em 2012, o Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) publicou a resolução 1015, que estabeleceu critérios mínimos para o funcionamento de estabelecimentos médico-veterinários de atendimento a animais de pequeno e médio porte.

No capítulo 2, dedicado às Clínicas Veterinárias, o CFMV determina que os estabelecimentos que oferecem atendimento cirúrgico devem possuir espaços separados e dedicados às diferentes etapas dos procedimentos. São eles:

  1. Sala para preparo e recuperação de pacientes;
  2. Sala de antissepsia e paramentação com pia e dispositivo dispensador de detergente sem acionamento manual;
  3. Sala de lavagem e esterilização de materiais, contendo equipamentos para lavagem, secagem e esterilização de materiais;
  4. Sala de lavagem e esterilização de materiais pode ser suprimida quando o estabelecimento utilizar a terceirização destes serviços, comprovada pela apresentação de contrato/convênio com a empresa executora;
  5. Sala cirúrgica.

A Resolução 1015 do CFMV também trata dos equipamentos básicos que as clínicas que realizam cirurgias veterinária, de animais de pequeno e médio porte, devem possuir. Além de todos os aparelhos e dispositivos para higienização e assepsia antes do procedimento, o centro cirúrgico veterinário deve contar com:

  • Mesa cirúrgica impermeável e de fácil higienização;
  • Equipamentos para anestesia inalatória, com ventiladores mecânicos;
  • Equipamentos para monitorização anestésica com, no mínimo, temperatura corporal, oximetria, pressão arterial não-invasiva e eletrocardiograma;
  • Sistema de iluminação emergencial própria;
  • Foco cirúrgico;
  • Instrumental para cirurgia em qualidade e quantidade adequadas à rotina;
  • Aspirador cirúrgico;
  • Mesa auxiliar;
  • Paredes impermeabilizadas de fácil higienização, observada a legislação sanitária pertinente;
  • Sistema de provisão de oxigênio;
  • Equipamento básico para intubação endotraqueal compreendendo, no mínimo, tubos traqueais e laringoscópio;
  • Sistema de aquecimento (colchão térmico).

Cirurgia Veterinária na Digitalvet: segurança do paciente

Barreiras Físicas no Centro Cirúrgico Veterinário

A Digitalvet cumpre rigorosamente as determinações feitas pelo CFMV. Além disso, para reduzir ainda mais as chances de complicações durante e depois das cirurgias, a clínica veterinária instalou barreiras físicas entre as salas.

“As barreiras evitam a propagação de partículas invisíveis pelo chão. Além disso, elas lembram a todos os funcionários de que, para transitar entre as salas, é preciso trocar as roupas e os calçados.” – Dr. Alex Jader Sant’Ana, M.V, P.H.D Especializado em Anestesiologia Veterinária (CRMV-SP 18196 / CRMV-SC 7177 VS).

“Nós possuímos um sistema de calçados divididos por cores. Adicionalmente, tapetes pretos e brancos, espalhados pelo centro cirúrgico, lembram os funcionários de vestirem os calçados especiais daquela cor. E, claro, tudo é constantemente higienizado.”  – Dr. Éder França da Costa, M.V. Especializado em Cardiologia Veterinária (CRMV-SC 3580).

Uma vez na sala de cirurgia, os veterinários especializados não precisam deixar o ambiente para adquirir algum outro material. Para isso, o centro cirúrgico veterinário é equipado com um óculo, uma espécie de janela especial, que permite a troca de materiais esterilizados. A medida evita riscos de contaminação.

Variedade de Recursos para a Segurança do Animal

Além desses cuidados, o centro cirúrgico da Digitalvet se destaca pela variedade de equipamentos. Os recursos disponíveis vão além da exigência do CFMV. Entre eles, estão: bisturi eletrônico de alta frequência, bombas de seringa, foco cirúrgico de alta potência, vaporizadores calibrados, colchonete moldável a vácuo, dentre vários outros. Tais equipamentos estão disponíveis para promover maior segurança à cirurgia veterinária.

“Nós possuímos dois tipos de ventiladores mecânicos: o modelo de fole e o modelo eletrônico, para animais de pequeno porte. Isso não consta na legislação, mas garante mais segurança para todos.”  – Dr. Éder França da Costa, M.V. Especializado em Cardiologia Veterinária (CRMV-SC 3580).

A resolução 1015 também diz que as clínicas que realizam procedimentos cirúrgicos devem ter um medidor de pressão não invasivo. No entanto, a Digitalvet também conta com um medidor de pressão invasivo, que possibilita ainda mais precisão durante os procedimentos realizados no centro cirúrgico veterinário.

Outros diferenciais são os equipamentos para monitorização dos gases inalados e dos padrões hemodinâmicos dos pacientes. Isso permite que a equipe possa realizar cirurgias veterinárias de qualquer grau de complexidade e atender também animais de alto risco cirúrgico.

“Muitas vezes, o procedimento cirúrgico é simples, mas os pacientes estão em situação delicada. Nós buscamos ir além das exigências do CFMV para proporcionar os mais altos níveis de segurança para todos.”  – Dr. Alex Jader Sant’Ana, M.V, P.H.D Especializado em Anestesiologia Veterinária (CRMV-SP 18196 / CRMV-SC 7177 VS).

Diante da necessidade de uma cirurgia veterinária, avalie o centro cirúrgico veterinário. Este é o primeiro passo para uma boa recuperação do seu pet! Se precisar de ajuda, conte conosco!

Centro de especialidades veterinárias

 





Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Receba nosso conteúdo exclusivo e novidades em seu e-mail!