Como deve ser feita a vermifugação de cães e gatos?

Vermifugação em Cães e Gatos

Como deve ser feita a vermifugação de cães e gatos?

A vermifugação é algo fundamental tanto para os pets adultos quanto para os mais jovens, pois a presença de vermes é um problema muito comum entre os animais, especialmente entre os cães e gatos. Estes parasitas podem ser passados da mãe para o filhote ainda durante a gestação, pela via transplacentária, ou mesmo pelo leite, durante a amamentação.

“Os danos que as verminoses podem causar aos animais variam de acordo com a espécie do parasita, órgãos afetados e com a quantidade deles no organismo do pet” – Dr. Alex Jader Sant’Ana, M.V, P.H.D Especializado em Anestesiologia Veterinária (CRMV-SP 18196 / CRMV-SC 7177 VS).

Muitos vermes que são parasitas de cães e gatos também podem parasitar os seres humanos, e botar em risco toda a família através do contato direto com estes animais” – Dr. Éder França da Costa, M.V. Especializado em Cardiologia Veterinária (CRMV-SC 3580).

A vermifugação tem como objetivo livrar os animais de parasitas intestinais (vermes), que podem causar grandes danos à saúde dos pets e de toda a família. Trata-se de um cuidado constante, diretamente relacionado com os hábitos de vida e higiene dos nossos companheiros. Abaixo, nós veremos como ela deve ser realizada.

Contaminação e sintomas

De modo geral, a vermifugação tem como objetivo eliminar as verminoses dos tipos ascarídeos, ancilostomídeos e cestódeos.

• Ascarídeos: Algumas espécies desse grupo pode infectar os seres humanos, atingindo pulmões e intestinos. Nos pulmões, provoca febre, tosse, bronquite e dor torácica. Nos intestinos, diarreia, náuseas, dor abdominal, vômitos, falta de apetite e perda de peso. Cães e gatos podem ser acometidos por algumas espécies de ascarídeos, que causam sintomas semelhantes aos dos humanos. O gênero mais comum em cães e gatos é o Toxocara.
  • Ancilostomídeos: Contraídos pela ingestão de água e comida contaminadas, podem causar hemorragia, anemia, diarreia, entre outros. Destaca-se o gênero Ancylostoma. Em humanos pode causar o chamado “bicho geográfico”.
  • Cestódeos: Conhecidos como tênias, alguns são transmitidos pelas pulgas, nos cães e gatos. Também pode atingir os seres humanos. Podem provocar desde irritação e perda de apetite até ataques epiléticos (quando fazem o ciclo em SNC nos humanos). Gênero comum em cães e gatos: Dipylidium.

Lembre-se: Existem diversos tipos de vermífugos, indicados ou não para determinadas situações. Apenas o veterinário poderá indicar qual o melhor para o seu pet. Para isso, ele poderá solicitar exames laboratoriais de sangue e de fezes.

O exame de fezes

Antes de fazer a vermifugação, é muito importante consultar o médico veterinário, que poderá solicitar um exame de fezes para identificar com precisão a espécie do parasita. Assim, o profissional poderá indicar o melhor medicamento para o caso do seu animal, o que trará mais proteção e qualidade de vida para a família.

“As verminoses costumam apresentar sintomas comuns, como diarreia, fezes com sangue, inapetência (falta de apetite), vômito, anemia e problemas de pelagem” –  Dr. Éder França da Costa, M.V. Especializado em Cardiologia Veterinária (CRMV-SC 580).

“No entanto, existem diversas espécies de vermes e diversos tipos de medicamentos. O exame de fezes, juntamente com o exame clínico e outros exames complementares, ajudam a tratar cada caso de forma precisa e direcionada” – Dr. Alex Jader Sant’Ana, M.V, P.H.D Especializado em Anestesiologia Veterinária (CRMV-SP 18196 / CRMV-SC 7177 VS).

Vermifugação em cães

Em cães, a primeira dose do vermífugo deve ser administrada logo, entre os primeiros 15 e 30 dias de vida. Depois disso, são necessárias outras 2 doses, com intervalos de 15 dias cada. Esse ciclo cobre a fase de amamentação e tem como objetivo eliminar os vermes ingeridos com o leite da mãe (caso ela esteja infectada). O desmame dos cãezinhos costuma acontecer por volta do 45 dia de vida.

Depois dessa fase, a recomendação é que a vermifugação dos cães seja feita de 3 em 3 meses. Sobretudo, o tipo de medicamento e a dose devem ser sempre definidas pelo médico veterinário.

Vermifugação em gatos

Assim como os cães, os gatos devem receber a primeira dose do vermífugo entre 15 e 30 dias de vida (de acordo com avaliação e prescrição do médico veterinário). A segunda dose é aplicada 15 dias depois da primeira. Após essa fase, a vermifugação é mensal até o sexto mês.

Gatos com mais de seis meses de idade devem ser vermifugados de 3 em 3 meses.

Cuide da saúde do seu pet e de toda a sua família. Fique atento aos sinais das verminoses. Faça o check up veterinário regularmente e não esqueça da vermifugação. O bem estar do seu companheiro depende de você. Conte conosco!