Quando aplicar as vacinas para gatos?

vacinas-para-gatos-clinica-veterinaria-em-florianopolis-digitalvet

Quando aplicar as vacinas para gatos?

Caçar, brincar, lutar, morder e arranhar. Esses hábitos que fazem dos gatos animais independentes e únicos podem ser bastante perigosos em determinadas situações. Gatos que costumam ter acesso à rua podem ter uma vida social bastante agitada e entrar em contato com um grande número de outros animais. As chances de adquirir uma doença e de transmitir vírus e bactérias para os humanos pode ser bastante grande. E é por isso as vacinas para gatos são tão importantes.

“Para evitar esse tipo de problema, a aplicação das vacinas para gatos é fundamental. No entanto, essas vacinas não podem ser realizadas de qualquer forma. É preciso que sejam administradas por um médico veterinário” – Dra. Luiza da Silva (CRMV-SC 6718), Médica Veterinária.

Cuidados Básicos: vacinas éticas x não éticas

Hoje, infelizmente, muitos estabelecimentos comercializam vacinas para gatos de forma indiscriminada. São as chamadas vacinas não éticas, que possuem procedência, armazenamento e manipulação duvidosa.

“Somente o médico veterinário possui competência para administrar as vacinas para gatos. Uma vacina de procedência ruim, armazenada e/ou manipulada de forma inadequada, pode não ter efeito e expor o felino e sua família à doenças graves, como a raiva” – Dra. Luiza da Silva (CRMV-SC 6718), Médica Veterinária.

Além disso, antes de aplicar as vacinas para gatos, é importante que sejam realizados uma série de exames clínicos e até laboratoriais. Gatos doentes não podem ser vacinados, pois a vacina poderia provocar uma piora do quadro clínico do animal. Porém, muitas vezes, felinos infectados não apresentam sintomas claros. Somente o médico veterinário é capaz de fazer esse diagnóstico.

Abaixo, veremos os protocolos para a aplicação das principais vacinas para gatos. Vale lembrar que os reforços de cada vacina devem ser feitos anualmente ou de acordo com orientação do médico veterinário.

Vacinas para Gatos: Polivalentes V3, V4 e V5

Existem 3 tipos polivalentes de vacinas para gatos. Cabe ao médico veterinário determinar qual a melhor para o seu pet.

As vacinas para gatos do tipo polivalente V3 protege os felinos contra Panleucopenia, Rinotraqueíte e Calicivirose. A V4 inclui proteção contra Clamidiose e a V5 soma a imunização contra Leucemia Felina (Felv).

Em todas elas, a primeira dose deve ser aplicada entre 45 e 60 dias de vida. A segunda dose, um mês depois, por volta dos 90 dias. A terceira dose deve ser administrada aos 4 meses de idade, com cerca de 120 dias de vida.

• Panleucopenia: Doença que provoca febre, vômitos, inapetência, prostração e diarréia. Pode prejudicar a coordenação motora de filhotes. É transmitida por meio do contato com animais doentes ou objetos contaminados.
  • Rinotraqueíte: Provocada pelo herpesvírus, é uma doença altamente contagiosa e pode ser muito perigosa para os filhotes, com risco de óbito. Espirros, secreções nasais, rinite, salivação, conjuntivite, febre, falta de apetite são alguns dos sintomas.
  • Calicivirose: Tem sintomas semelhantes à rinotraqueíte viral, mas causa úlceras na cavidade oral dos gatos.
  • Clamidiose: Afeta os olhos do gato e, posteriormente, o seu sistema respiratório. Conjuntivite, corrimento nasal e ocular persistente, espirros, dificuldade respiratória, febre, falta de apetite, pneumonia e prostração estão entre os principais sintomas.
  • Leucemia Felina (FeLV): Doença viral que atinge o sistema imunológico do gato, deixando o pet vulnerável à infecções, lesões na pele, desnutrição, cicatrização mais lenta de feridas e problemas reprodutivos.  A contaminação se dá pelo contato com saliva, urina e fezes de animais infectados. Entre os sintomas, estão perda de peso, secreção nasal e ocular excessiva, diarréia persistente, imunodeficiência e tumores em células linfáticas.

Vacina Antirrábica

O hábito de caçar pode ser muito perigoso para os gatos e para a sua família. Brigas, perseguições e brincadeiras com animais silvestres e/ou não imunizados expõem os felinos à raiva – uma doença grave e fatal em 100% dos casos (inclusive em humanos).

Bastante contagioso, o vírus da raiva está presente na natureza e pode ser transmitido para um animal saudável e aos seres humanos através de mordidas e arranhões.

“A raiva costuma provocar alterações neurológicas importantes. Os animais doentes podem apresentar mudanças de comportamento, agressividade, medo de luz (fotofobia), medo de água (hidrofobia) e perda de apetite” – Dra. Luiza da Silva (CRMV-SC 6718), Médica Veterinária.

A primeira dose das vacinas para gatos contra a raiva deve ser aplicada ainda na fase de filhotes, por volta dos 4 meses de idade, junto com a terceira dose da vacina polivalente. Antes disso, o sistema imunológico do gato pode não estar maduro suficiente para receber a vacina.

“Outro ponto importante é a janela de imunização após a aplicação da dose. A vacina leva, em média, 21 dias para fazer efeito no organismo do gato. Nesse período, os cuidados com a contaminação devem continuar, pois o gato ainda  poderá ser infectado” – Dra. Luiza da Silva (CRMV-SC 6718), Médica Veterinária.

A saúde do seu gato depende de você. Siga o calendário de vacinas para gatos corretamente. Converse com o seu médico veterinário sobre a qualidade das vacinas e sobre a periodicidade dos reforços. Conte conosco sempre que precisar!