Vacina da Gripe para Animais

vacina-da-gripe-em-animais

Vacina da Gripe para Animais

Não são só os seres humanos que sofrem de gripe no inverno. Os animais de estimação – especificamente  cães e gatos – também podem apresentar sintomas nessa época do ano. Tosse, coriza e até febre são características típicas de uma doença muito parecida com a gripe humana. Apesar de não transmitirem a doença para as pessoas, ela é altamente contagiosa entre os pets. Por isso, a vacina da gripe para animais é tão importante.

Gripe Canina e Rinotraqueíte

Nos cães, a traqueobronquite infecciosa, conhecida popularmente como gripe canina, é uma das principais infecções registradas no inverno. Ela pode ser transmitida por contato direto com animais infectados, através das secreções respiratórias, e por contato com objetos contaminados, como brinquedos e vasilhas. Entre os sintomas, estão os clássicos da gripe humana: indisposição, perda de apetite, tosse, coriza, secreção nos cantos dos olhos e, algumas vezes, febre. Em pacientes com saúde mais frágil, a doença pode se agravar muito.

Em gatos, a gripe felina é o nome popular utilizado para três doenças com sintomas semelhantes à gripe humana: a rinotraqueíte, a calicivirose e a clamidiose. Os sintomas são: espirros, tosses, perda de apetite, febre e inflamação nos olhos, com alguns casos de corrimentos nasais e oculares. A transmissão ocorre pelo contato com as secreções nasais e lacrimais, assim como pela saliva.

Evitar que cães e gatos saudáveis entrem em contato com animais doentes ou não vacinados (e seus objetos de uso próprio) é uma medida de prevenção básica.

“Seres-humanos saudáveis não pegam gripe de cachorros. O vírus H3N8, responsável pela gripe canina, é altamente contagioso, mas apenas entre os cães. Da mesma forma, o Herpesvírus Felino Tipo 1, que provoca a Rinotraqueíte Felina, não atinge humanos” Alex Jader Sant’ Ana – CRMV-SP 18196 / CRMV-SC 7177.

Vacinação

Os cães devem receber a primeira vacina da gripe ainda filhotes – com cerca de 80 dias de vida – juntamente com a segunda dose da vacina múltipla, necessitando ou não de uma segunda dose, dependendo do tipo de vacina aplicada. São recomendados reforços anuais

Já os gatos devem receber duas ou três doses da vacina polivalente a partir dos 45 dias de vida. Reforços anuais também podem ser necessários.

Hoje, existem dois tipos de vacina da gripe para os cães: a injetável e a intranasal. A vacina intranasal é aplicada em gotas, no nariz do animal. A injetável exige duas doses na primeira vez em que o cão é vacinado. Já a versão intranasal, apenas uma.

“Apesar de terem sido relatados alguns efeitos colaterais (tosse, secreção nasal persistente), a vacina intranasal apresenta eficácia superior, pois previne que os agentes causadores infectem o animal, ao passo que a injetável permite a infecção, porém sem a manifestação da doença.” Éder França da Costa – CRMV-SC 3580.

Proteção da Vacina da Gripe para Animais

A vacina da gripe para animais é eficaz em grande parte dos casos. Porém, não garante que o seu Pet vai estar 100% imune. Além disso, ela pode demorar de 7 a 15 dias para começar a fazer efeito. Esse é o tempo necessário para o organismo do animal reconhecer as substâncias e produzir anticorpos contra as doenças. Mesmo não apresentando eficácia total, um animal vacinado que adquire a doença poderá apresentar sintomas mais brandos

Manter o seu Pet longe do contato com animais doentes e não vacinados é fundamental. Confira, nesse texto, todos os cuidados necessários com Pets no frio, para que ele tenha saúde e mantenha a imunidade alta no inverno.

Proteja o seu companheiro. Visite o veterinário com frequência e siga rigorosamente o calendário de vacinação. Se precisar de ajuda com especialidades veterinárias ou em exames veterinários, conte com a Digitalvet!

Veterinário Especializado