O exame de ultrassom veterinário não é invasivo. Ele permite analisar, em tempo real, o tamanho e a textura de órgãos internos do seu Pet. Isso em 3D (tridimensional), com imagens em movimento, sem a necessidade de cirurgias e sem o uso de radiações.
Por ser prático e possuir um custo benefício atrativo, o exame de ultrassom veterinário tornou-se bastante popular. Atualmente, é utilizado para fins preventivos, diagnósticos e como forma de acompanhamento de tratamentos.
No entanto, assim como no caso do exame de Raio X, o exame de ultrassom depende da interpretação profissional, e está sendo realizado de forma indiscriminada. O veterinário não examina uma imagem real, mas sim uma construção feita pelo aparelho. Isso exige formação especializada e pode levar a sérios erros de diagnóstico.
Como é o exame de ultrassom veterinário
O exame de ultrassom veterinário é totalmente indolor. O animal raramente precisa estar sedado – a não ser que apresente condição especial ou não tolere a manipulação para o posicionamento. Através de um transdutor (um aparelho que encosta na pele do Pet), o equipamento emite e capta ondas sonoras. É com base nesses “ecos” que as imagens são formadas.
Diferente do que muitos imaginam, as imagens do ultrassom veterinário são vistas em tons de cinza. As texturas dos órgãos são verificadas pelas alterações nessa escala de cores. Com base nisso, o veterinário especializado faz uma análise profunda e emite laudos sobre a composição da parte do corpo do pet investigada.
Um exame bem feito pode detectar a presença de massas estranhas, lesões ou líquidos. Pode também diagnosticar alterações na estrutura e composição de órgãos e tecidos moles – ou mesmo assegurar que está tudo ok!
Existem, porém, algumas limitações. O exame de ultrassom veterinário não permite uma visualização adequada dos órgãos e estruturas que contenham gases. Tampouco das estruturas profundas e densas. Em animais obesos, a nitidez das imagens também pode ser comprometida.
“É nesse ponto que a formação do profissional ganha ainda mais importância. Além das técnicas para a contenção do Pet e realização adequada do exame, é preciso que o veterinário tenha condições de interpretar as imagens produzidas. Os profissionais especializados em diagnósticos por imagem possuem totais condições de analisar e interpretar as informações obtidas para a saúde do animal.” (Dra. Kamila Casagrande Mafioletti CRMV-SC 2897, Especializada em Ultrassonografia Veterinária)
Indicações do Ultrassom Veterinário
Nenhum exame veterinário é capaz de oferecer todas as respostas sobre a saúde dos animais de uma só vez. Por isso, as técnicas seguem uma lógica de diagnóstico, complementando as informações umas das outras. Dessa forma, dão suporte diagnóstico à avaliação clínica.
O exame de ultrassom veterinário auxilia na detecção de irregularidades no espessamento das paredes dos órgãos dos animais. Essas informações não podem ser vistas no exame de Raio X, por exemplo. Muitas vezes, para ter uma análise mais aprofundada, a ultrassonografia descobre irregularidades que precisam ser investigadas com outros exames, como a endoscopia veterinária.
De forma geral, o exame de ultrassom veterinário costuma ser solicitado em casos de:
- Vômito;
- Diarréia;
- Dores abdominais;
- Suspeita de corpos estranhos;
- Falta de apetite;
- Presença de líquido livre dentro do abdome;
- Massa ou anormalidades encontradas durante exame físico;
- Exames de sangue e radiografias anormais;
- Gestação;
Requisitos para o Exame
Para que o exame seja feito da forma correta, o pêlo do animal precisa estar cortado. A ultrassonografia de abdome (bastante comum) é feita em uma posição padrão: de barriga para cima, com a ajuda de uma calha. No entanto, as ultrassonografias também podem ser feitas em outras regiões do corpo como articulações, crânio e olhos.
As orientações sobre o preparo necessário para o exame de ultrassom devem ser passadas pelo especialista e seguidas de forma rígida. Em alguns casos, um jejum de 6 a 8 horas pode ser necessário.
As informações obtidas com a ultrassonografia podem ser decisivas para a realização (ou não) de cirurgias, biópsias, endoscopias e exames de sangue específicos. O erro na interpretação das imagens pode submeter o seu companheiro a intervenções desnecessárias, assim como suspender tratamentos importantes para a sua saúde.
Lembre-se: o exame de ultrassom veterinário deve ser sempre realizado após avaliação clínica e mediante solicitação por escrito do médico veterinário, discriminando as regiões a serem investigadas.
A saúde do seu pet depende de você. Ofereça a ele o que há de melhor em exames preventivos, diagnósticos e tratamentos. Procure uma equipe especializada no exame de ultrassom veterinário.
A DigitalVet é formada por profissionais dedicados às diversas especialidades veterinárias. Aqui, o seu companheiro recebe a atenção e o carinho que merece.