Riscos do Exame de Raio X sem Laudo

Exame de Raio X sem laudo

Riscos do Exame de Raio X sem Laudo

Vimos no Ebook  Mitos do Raio X veterinário como os erros de diagnóstico na radiografia veterinária podem comprometer a saúde dos animais. Apesar de ser um dos mais importantes métodos de imagem utilizados para avaliação de afecções ósseas, articulares, intratorácicas e abdominais, o exame de Raio X veterinário tem sido realizado de forma indiscriminada. Em muitos locais, não há profissionais especializados para a adequada execução, correta interpretação e elaboração do laudo.

 

“Algumas clínicas não disponibilizam o laudo do exame, o que é bastante grave. O laudo deve ser realizado por um profissional especializado. Que irá analisar com profundidade a imagem como um todo, fornecendo informações importantes sobre a saúde do animal. O laudo é parte integrante do exame e um direito do cliente, que paga pelo serviço completo”. Dr. Éder França da Costa, M.V. Especializado em Cardiologia Veterinária (CRMV-SC 3580).

 

“Existe uma falsa ideia de que é fácil interpretar um exame de Raio X sem o laudo. A imagem radiográfica pode ser vista de forma rasa e equivocada. Muitos animais atendidos por nossa equipe já tiveram sua saúde prejudicada por conta de erros na interpretação de exames que não foram corretamente laudados” – Dr. Alex Jader Sant’Ana, M.V, P.H.D Especializado em Anestesiologia Veterinária (CRMV-SP 18196 / CRMV-SC 7177 VS).

 

A Importância do Laudo

 

Analisar uma imagem radiográfica não é uma tarefa tão simples. O corpo de um animal possui 3 dimensões: altura, largura e profundidade. Entretanto, o que a radiografia mostra é como uma “foto”, em duas dimensões. Nela não existe profundidade. E essa é a origem de vários equívocos, que somente o profissional especializado em Radiologia veterinária é capaz de evitar.

 

“É preciso tomar cuidado com os chamados artefatos. Como o exame de Raio X não tem profundidade, a imagem de uma estrutura pode acabar sobrepondo a de outra e criar manchas ou sombras confusas. Pode também alterar a proporção entre as estruturas. O profissional especializado conhece esses fenômenos. E avalia a imagem com maior segurança e foco no que realmente precisa ser levado em consideração em um exame radiográfico.” –  M.V. Greyce Silvano Gomes (CRMV-SC 4975), especializada em Radiologia Veterinária.

 

Diferente do que muitos pensam, o exame de Raio X não mostra apenas ossos e fraturas. É possível avaliar várias estruturas, especialmente do tórax, possibilitando a  identificação de diversas condições patológicas, como o câncer, por exemplo.

 

“Na Cardiologia, é muito comum recebermos pacientes que fizeram exame de Raio X e passaram a usar medicamentos vasodilatadores e/ou diuréticos, pois o exame teria detectado aumento de silhueta cardíaca. Porém, em uma avaliação mais cuidadosa utilizando outras metodologias, como o Ultrassom e o Ecocardiograma, muitas vezes encontramos animais com diagnóstico equivocado. Acabam tomando medicações que podem fazer mal para a própria saúde e que também levam a um desgaste psicológico e financeiro dos tutores” – Dr. Éder França da Costa, M.V. Especializado em Cardiologia Veterinária (CRMV-SC 3580).

Equívocos Comuns no Raio X Veterinário

 

Além destes e outros problemas decorrentes do exame de Raio X sem laudo – ou cujo laudo é realizado por um profissional não especializado – podemos citar outros equívocos comuns:

  • Má classificação de fraturas, que pode levar a decisão de um procedimento equivocado;
  • Diagnóstico equivocado de tumores pulmonares. Por exemplo: dependendo da  quantidade de ar dentro dos pulmões, a imagem radiográfica pode mimetizar o aparecimento de nódulos. Ou mascarar a presença dos mesmos;
  • Diagnóstico equivocado de Edema pulmonar.

 

A realização de exame de Raio X sem laudo, por profissionais que não são especializados na área, pode acarretar em enormes prejuízos. Os transtornos atingem toda a família. Podem sofrer grandes desgastes psicológicos e financeiros por conta de uma problema de saúde mal diagnosticado.

 

Por isso, cuidado! Faça o exame de Raio X em um estabelecimento preparado e com profissionais qualificados. Procure um centro de diagnósticos por imagem e ofereça ao seu pet e a sua família o que há de melhor em cuidados para a saúde. Para ter confiança nos resultados dos exames, conte conosco!

 

raioX-veterinario





Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Receba nosso conteúdo exclusivo e novidades em seu e-mail!