Riscos da Obesidade em Cães e Gatos

obesidade-em-animais

Riscos da Obesidade em Cães e Gatos

O estilo de vida moderno está atingindo a saúde de cães e gatos. Um exemplo, é o sedentarismo. Outro, é o consumo exagerado de alimentos industrializados – muitas vezes impróprios para o metabolismo dessas espécies. A associação de ambos faz com que cada vez mais pets cheguem ao consultório com doenças graves, como a obesidade.

“A obesidade em cães e gatos é uma doença crônica grave. As células de gordura estimulam reações metabólicas inflamatórias que podem contaminar o organismo do pet por inteiro.” Dr. Éder França da Costa, M.V. Especializado em Cardiologia Veterinária (CRMV-SC 3580).

“Além disso, o acúmulo de gordura pode agravar problemas ortopédicos, respiratórios e cardíacos, que prejudicam e botam em risco a qualidade de vida do animal.” Dr. Alex Jader Sant’Ana, M.V, P.H.D Especializado em Anestesiologia Veterinária (CRMV-SP 18196 / CRMV-SC 7177 VS).

Abaixo, nós mostraremos alguns dos principais problemas de saúde relacionados à obesidade em cães e gatos. Além disso, o ganho exagerado de peso também pode ser o sintoma de uma doença em evolução e deve ser tratado sempre como um sinal de alerta.

Doenças Causadas pela Obesidade

O processo inflamatório crônico provocado pela obesidade em animais tem como consequência direta distúrbios endócrinos, como o Diabetes.

Diabetes:

Sempre que ingerimos um alimento, o corpo produz um hormônio chamado insulina, responsável por captar o açúcar do sangue e transportá-lo para as células. Lá, será utilizado como fonte de energia. Assim, a falta de insulina ou a falha na sua função, leva ao aumento dos níveis glicose no sangue. Por consequência, podem surgir graves problemas de saúde.

Nos cães e nos gatos o processo é o mesmo. O Diabetes pode ser provocado pela destruição das células que produzem a insulina (diabetes primária) ou pela redução da secreção e do efeito desse hormônio (diabetes secundária).

Sabe-se hoje que o efeito inflamatório provocado pela obesidade causa alterações moleculares importantes. Elas prejudicam o metabolismo da glicose no organismo dos pets, causam resistência à insulina e levam ao Diabetes.

Doenças agravadas pela obesidade

A obesidade pode provocar doenças em animais saudáveis e também ser extremamente prejudicial para aqueles que já possuem alguma condição especial. As alterações fisiológicas e mecânicas decorrentes do excesso de gordura podem agravar os seguintes problemas:

Doenças Cardíacas:

Cães e gatos raramente infartam. Eles possuem um metabolismo de colesterol e uma circulação coronariana que previne o acúmulo de placas de gordura e a obstrução dos vasos sanguíneos. No entanto, mesmo para eles, a obesidade pode provocar problemas cardiovasculares.

O acúmulo de gordura corporal exige um maior volume sanguíneo. Dessa forma, faz com que o coração precise trabalhar mais para bombear o líquido extra. Isso, por si só, pode levar à insuficiência cardíaca. O tecido adiposo também libera substâncias tóxicas, como adipocinas e citocinas, que danificam o músculo cardíaco.

Por isso, cães e gatos que sofrem de problemas no coração, como a doença valvar degenerativa e as cardiomiopatias hipertróficas e dilatadas, precisam ter o peso rigidamente controlado. A obesidade pode acelerar o processo degenerativo no coração.

Doenças Respiratórias:

O acúmulo de gordura pode ser especialmente perigoso para algumas raças ou pets com certos problemas já existentes. Cães e gatos braquicefálicos ou que sofrem com colapso de traqueia, prolongamento de palato mole e broncopatias crônicas, são alguns exemplos.

Além de todas as disfunções provocadas pelo processo inflamatório desencadeado pela obesidade, a gordura pode se instalar em regiões que dificultam a respiração.

O tecido adiposo pode reduzir o diâmetro da traquéia na região cervical. Além disso, pode também comprimir o diafragma na região abdominal (impedindo o pulmão de se expandir) e se acumular entre os lobos pulmonares. Assim, acaba prejudicando a distensão dos alvéolos.

Doenças Ortopédicas:

A exemplo do que acontece com os seres humanos, a obesidade provoca uma sobrecarga sobre as articulações. Assim, pode provocar deformidades anatômicas nos joelhos, cotovelos e ombros. Além disso, pode deteriorar ainda mais a qualidade de vida de animais com problemas ortopédicos, como a displasia coxofemoral.

Em raças com anatomia alongada como o Dachshund (popularmente conhecido como cão salsicha), a obesidade costuma gerar uma carga muito grande sobre a coluna vertebral. Dessa forma, pode provocar problemas como Hérnia de Disco.

Sinal de Alerta para a Obesidade em Pets

Além de causar e provocar doenças graves, a obesidade também pode ser um sintoma. Problemas metabólicos como o Hipotireoidismo e o Hiperadrenocorticismo (Síndrome de Cushing) podem levar cães e gatos ao acúmulo de gordura. Além disso, podem levar a todas as doenças relacionadas ao excesso de peso e seus efeitos mecânicos e inflamatórios.

Por isso, preste atenção ao estilo de vida e à forma física do seu Pet. Visite o médico veterinário com frequência e faça todos os exames necessários.

Na Digitalvet, o bem-estar do seu amigo é prioridade. Conte conosco!