Boas Práticas na Coleta de Exames Laboratoriais Veterinários
Falta de apetite, gemidos de dor e indisposição podem ser sinais de que o seu Pet está com algum problema de saúde. No entanto, apesar da perícia e da experiência dos veterinários, muitas vezes é preciso realizar uma investigação profunda para identificar as reais causas do problema. E essa é uma das principais funções dos exames laboratoriais.
“Os exames laboratoriais podem ser decisivos para a diferenciação e o diagnóstico de doenças. Eles também são usados como triagem, complementando as informações obtidas com outros tipos de exames.” Dr. Alex Jader Sant´ana, M. V Especializado em Anestesiologia Veterinária (CRMV-SP 18196 / CRMV-SC 7177 VS).
“Nem sempre o exame laboratorial é conclusivo. O importante, no entanto, é que ele seja confiável, feito por profissionais especializados, seguindo todas as normas técnicas e boas práticas exigidas. Um exame realizado de forma inadequada pode comprometer seriamente a saúde do paciente.” Dr. Éder França da Costa, M.V. Especializado em Cardiologia Veterinária (CRMV-SC 3580).
Exames Laboratoriais de Rotina
Outra função importante dos exames laboratoriais é a prevenção. Hemograma, exames de urina, parasitológicos, de funções renais, hepáticas, colesterol, triglicérides e glicemia devem ser realizados de forma periódica.
Com eles, é possível acompanhar a saúde do seu companheiro de perto, identificar pequenas alterações e, se necessário, iniciar o tratamento de forma precoce, com o maior sucesso terapêutico possível.
- Hemograma: avalia os componentes do sangue e auxilia no diagnóstico de anemias, viroses, infecções, inflamações e de doenças provocadas por parasitas como a Babesiose e a Erlichiose (doenças do carrapato).
- Exames de Urina: ajudam a diagnosticar doenças do sistema urinário, como as cistites e doenças extra-renais, como diabetes.
- Exames de funções hepáticas e renais: podem detectar a presença de lesões nos rins e no fígado do Pet.
- Glicemia: avalia os níveis de glicose no sangue e auxilia no diagnóstico do diabetes mellitus (que também pode acometer cães e gatos). O exame tem importância especial para pacientes já diagnosticados, pois permite verificar a dose correta de insulina necessária no tratamento.
- Colesterol e triglicérides: estudos mostram a participação desses elementos em inúmeras doenças, como distúrbios digestivos e doenças endócrinas.
Coleta de Exames Laboratoriais Veterinários
Os resultados obtidos nos exames laboratoriais podem ter importância fundamental na prescrição de remédios e até de tratamentos invasivos, como cirurgias. Exames realizados da maneira incorreta, com amostras comprometidas – ou interpretados por profissionais sem capacitação – podem induzir a um diagnóstico equivocado, e prejudicar gravemente a saúde do paciente.
Para evitar isso, centros veterinários como a Digitalvet dispõem de estrutura planejada para a realização dos exames e controle da qualidade. Equipamentos, profissionais especializados e equipes de suporte seguem especificações técnicas rigorosas. Estes cuidados permitem a coleta de amostras para realização de exames laboratoriais específicos, como:
- Medula óssea;
- Sangue (inclusive para pacientes em estados graves e difíceis);
- Biópsias;
- Histopatológico;
- Citologia (guiada ou não);
- Urina;
- Liquor.
Protocolos de Segurança
O conhecimento e os recursos técnicos para a realização dos exames laboratoriais envolvem a identificação e preparação total dos pacientes. Além disso, consideram a aplicação da forma de contenção adequada à necessidade de cada animal.
Questões delicadas como o estresse dos pacientes durante as coletas (que pode provocar alterações em exames como hemograma), são levadas em consideração. Por isso, precisam ser rigidamente controladas, para que os resultados sejam os mais exatos.
As formas de sedação e anestesia também são rigorosamente estudadas. Técnicas anestésicas e de controle de intercorrências são aplicadas no dia a dia, com segurança, para que o paciente fique confortável e não sinta dor.
O cuidado na realização da coleta de amostras para exames laboratoriais também pode ser visto na utilização de materiais específicos. O uso de agulhas próprias para cada tipo de procedimento, por exemplo, reduz drasticamente as chances de contaminação.
Outro ponto chave é a manutenção da qualidade da amostra após a coleta. Variações de temperatura e até de luminosidade são controladas para que não interfiram no resultado dos exames. Por isso, uma atenção especial é dedicada ao condicionamento do material coletado.
“Nós seguimos protocolos rígidos. O tempo entre a coleta e a refrigeração do material coletado precisa ser respeitado. Além disso, todas as amostras são enviadas para o laboratório em uma embalagem própria, ideal para cada situação.” (Dr. Éder França da Costa, M.V. Especializado em Cardiologia Veterinária – CRMV-SC 3580)
Cuide da saúde do seu companheiro. Faça os exames laboratoriais em um centro especializado, que respeite as normas técnicas e as boas práticas veterinárias. A prevenção e o tratamento das doenças do seu Pet depende de você.
Na Digitalvet, o paciente recebe a atenção e o carinho que merece.