Veterinários clínicos e veterinários especializados cumprem papéis diferentes, mas fundamentais para a saúde dos pacientes. No entanto, para que esse trabalho em conjunto seja realizado da forma mais proveitosa, alguns cuidados precisam ser tomados. O correto preenchimento da requisição de exames é um deles.
“A requisição de exames é um documento legal. O correto preenchimento dela é um direito, que deve ser exigido por todos os clientes”. Dr. Alex Jader Sant’Ana, M.V, P.H.D (CRMV-SP 18196 / CRMV-SC 7177).
Apresentando o Paciente
A principal função do médico veterinário especializado é fornecer técnicas e conhecimentos específicos, que garantam ainda mais qualidade ao atendimento clínico. É preciso lembrar porém, que não existe uma forma exclusiva de realizar procedimentos e exames. Eles devem se adaptar às necessidades de cada paciente.
“Cada paciente pode possuir características e históricos clínicos distintos, que precisam ser levados em consideração. Os veterinários especializados precisam se adaptar e, para isso, são necessárias uma série de informações clínicas” Dr. Greyce Silvano Gomes, M.V (CRMV-SC: 4975).
Em exames radiográficos (Raio X veterinário) por exemplo, a forma de contenção e posicionamento pode ser diferente caso o paciente possua algum problema ortopédico informado (como hérnia de disco). Na ultrassonografia, como exemplo de exames de imagem, o ultrassonografista pode direcionar melhor seus esforços quando sabe exatamente a área que deve investigar e quais as suspeitas.
Entretanto, quem costuma acompanhar os pacientes por mais tempo e conhecer os seus históricos, são os médicos veterinários clínicos. E é por isso que o correto preenchimento da requisição de exames é tão importante. Ela é uma forma de comunicação com valor legal, indispensável para a qualidade do tratamento especializado e saúde do paciente.
“O preenchimento correto da requisição de exames representa o cuidado do profissional clínico com o seu paciente. Mostra que ele está efetivamente comprometido com o sucesso dos exames e demais procedimentos solicitados ”. Dr. Éder França da Costa, M.V. (CRMV-SC 3580).
Preenchimento Correto
Os resultados dos exames e dos tratamentos especializados podem depender bastante da forma como os pacientes são encaminhados. Quanto mais detalhes o médico veterinário clínico fornecer na requisição de exames ao médico especializado – sobre as condições do paciente e os procedimentos desejados – maiores as chances de sucesso para ambos.
Uma requisição de exames preenchida corretamente deve possuir:
- Dados cadastrais do cliente: nome completo, idade, endereço.
- Dados do paciente: nome do Pet, idade, peso, sexo, espécie, raça e informações sobre se foi castrado ou não.
- Dados do requisitante: nome do médico veterinário clínico e do hospital ou clínica requisitante dos exames e procedimentos especializados.
Além dos dados, é fundamental que a requisição de exames possua:
- Exame ou procedimento desejado: informações precisas sobre a região anatômica a ser investigada.
- Sinais clínicos: informações importantes sobre o estado de saúde atual do Pet, como sintomas e suspeitas que justifiquem os exames e procedimentos especializados.
- Histórico Clínico: breve histórico sobre as doenças e condições já vivenciadas pelo Pet e que podem ter influência nas atuais condições de saúde do animal.
Comunicação do Resultado
O correto preenchimento da requisição de exames potencializa os resultados para o cliente e para a saúde do Pet. Com ela, não há enganos, nem gastos desnecessários. Os procedimentos podem ser realizados de forma mais rápida e eficaz.
Preencher corretamente as requisições de exames também traz muitas vantagens para o médico veterinário clínico. A comunicação dos resultados fica mais clara, rápida e precisa. Os clientes, consequentemente, ficam mais seguros e satisfeitos.
A comunicação dos resultados compreende a inclusão de elementos-chave que possam dar suporte à interpretação dos laudos por parte do médico que fez o encaminhamento. Compreende a elaboração do laudo, as correções, a realização dentro do prazo e a comunicação dos resultados importantes e críticos.
A qualidade desse processo porém, não depende apenas do médico especializado. É preciso que haja cooperação de ambas as partes. As informações de contato devem constar na requisição de exames. Elas são necessárias para um processo mais ágil e para a satisfação do paciente. O trabalho, novamente, deve ser integrado.
Conte conosco! A DigitalVet é formada por profissionais dedicados às mais diversas especialidades veterinárias. Aqui, o diagnóstico é preciso e os pacientes recebem a atenção que merecem.