Sintomas da Intoxicação de animais por plantas
Plantas utilizadas para a decoração de casas e apartamentos estão entre as principais causas de intoxicação de animais. Seja por tédio ou por curiosidade, é relativamente comum que cães e gatos venham a morder e até engolir hastes e folhas dos vegetais. Especialmente na fase de filhotes.
“Os filhotes são muito ativos e as principais vítimas nesse tipo de caso. Além de morderem plantas em maior quantidade, eles costumam ser mais sensíveis em relação às substâncias tóxicas ingeridas”. Dr. Alex Jader Sant’Ana, M.V, P.H.D Especializado em Anestesiologia Veterinária (CRMV-SP 18196 / CRMV-SC 7177 VS).
Nesse texto, nós mostraremos a você algumas das plantas tóxicas mais comuns e quais os riscos de deixar o seu pet perto delas.
Principais sintomas
Não existem plantas 100% seguras para os animais. Cada espécie possui um conjunto de substâncias próprias, que podem afetar com maior ou menor intensidade diferentes sistemas do organismo do pet.
Em casos mais leves, a intoxicação de animais pode provocar diarréia e irritação gástrica. Já outras plantas mais perigosas podem deixar sequelas para toda a vida. Costumam ter efeito direto sobre o Sistema Nervoso Central do pet, provocar alterações cardíacas (arritmias), paradas respiratórias, lesões graves nos rins (levando à insuficiência renal) e serem fatais.
De forma geral, os principais sintomas de intoxicação de animais por plantas envolvem:
- Apatia;
- Diarréia;
- Vômito;
- Tremores;
- Falta de coordenação;
- Salivação excessiva.
Abaixo, nós mostraremos os sintomas de algumas das plantas que mais provocam a intoxicação de animais.
Antúrios, Comigo-ninguém-pode e Copo-de-leite
Três plantas bastante comuns nos lares brasileiros. A comigo-ninguém-pode possui grande quantidade de oxalato de cálcio, uma substância que pode irritar a pele e as mucosas dos pets. A ingestão de uma folha pode provocar edemas, irritação, asfixia e até morte.
A planta copo-de-leite é menos tóxica do que a comigo-ninguém-pode, mas possui a mesma substância e pode causar os mesmos sintomas.
Já o antúrio possui oxalato de cálcio em todas as partes. Vômitos, diarréia, salivação excessiva, inchaço dos lábios, da garganta e edema de glote são sintomas de intoxicação de animais pela planta.
Aloe Vera
Planta medicinal para os humanos, pode ser bastante tóxica para cães e gatos. Letargia, depressão, anorexia, tremores, vômito, diarréia e mudanças na coloração da urina são alguns dos sintomas.
Azaléia
Possui andromedotoxina, especialmente no néctar. Pode causar distúrbios digestivos e alterações cardíacas.
Bico de papagaio
Trata-se de uma planta perigosa até mesmo para os humanos. Possui uma seiva leitosa que pode causar lesões cutâneas, inchaço das pálpebras e conjuntivite canina apenas por contato. A ingestão pode provocar náuseas, vômitos, gastroenterite (inflamação que atinge estômago e intestinos) e diarréia.
Cannabis
É uma das causas mais comuns de intoxicação de animais. O tetrahidrocanabiol pode afetar o sistema neurológico de cães e gatos. Falta de coordenação, tremores, salivação excessiva, convulsões, problemas respiratórios, depressão e coma estão entre os sintomas.
Espada-de-São-Jorge
Produz substâncias tóxicas até para humanos, como glicosídeos pregnâncios e saponinas esteroidais. Se forem ingeridas, provocam irritação das mucosas, dificuldades de movimentação e respiração. A salivação intensa também é um sintoma comum da intoxicação de animais.
Lírio
Apesar de bonito, todas as partes do lírio são tóxicas. O contato e, principalmente, a ingestão, pode provocar dificuldades para engolir, respirar, comprometimento das funções renais (insuficiência renal) e neurológicas. A planta pode ser potencialmente fatal para gatos.
Mamona
Possui uma toxina chamada ricina nas folhas e nas sementes. Seu consumo pode provocar a morte de pessoas e de pets. Os sintomas da intoxicação de animais são a sensibilidade abdominal, cólicas, desidratação, sangramento nas fezes e elevação de temperatura.
Philodendron
A família dos Philodendrons possui uma toxicidade moderada para cães e gatos. Provocam irritação oral, dor, vômitos e dificuldades para engolir.
Violeta
Planta versátil, muito utilizada para fins ornamentais, a violeta produz ácido tânico, salicílico e violinha. Se ingeridas em grande quantidade, podem provocar gastrites, depressão circulatória, problemas respiratórios, diarréia e vômito.
Intoxicação de animais: O que fazer?
Nunca subestime uma folha ou haste mastigada em casa. Os efeitos da intoxicação de animais por plantas podem levar horas para aparecer – e de maneira bastante grave. Mantenha sempre as plantas longe do contato com os pets.
Caso você desconfie que o seu cão ou gato mordeu ou engoliu uma planta, leve-o imediatamente ao médico veterinário clínico.
“É muito importante que o tutor leve também a planta que o pet mastigou junto. Assim, o médico veterinário poderá fazer o diagnóstico com mais rapidez e precisão” Dr. Éder França da Costa, M.V. Especializado em Cardiologia Veterinária (CRMV-SC 3580).
Cuide da saúde do seu pet e de toda a sua família. Mantenha as plantas longe do alcance dos animais, especialmente dos filhotes.