Hipertensão em Animais
Nesta matéria, publicada no Portal da Ilha, o veterinário especializado em Cardiologia Éder França da Costa (CRMV-SC 3580), da DigitalVet, fala sobre a hipertensão em animais. Confira:
Várias doenças podem causar a hipertensão em animais . “O aumento da população geriátrica animal gera um aumento de doenças que podem levar a essa condição”, explica o veterinário Éder França da Costa, da DigitalVet Especialidades Veterinárias.
Causas da Hipertensão em Animais
Em cães e gatos, ao contrário do que ocorre com os pacientes humanos, a hipertensão, em geral, é secundária. Em cães, é relacionada com doença renal crônica, hiperadrenocorticismo e diabetes mellitus. Em gatos, está mais associada à doença renal crônica e ao hipertiroidismo.
Diagnóstico de Pressão Alta em Cães e Gatos
A pressão alta nos cachorros e gatos pode provocar lesões em outros órgãos, como cérebro, rins, olhos e coração. Por isso, o médico veterinário deve sempre medir a pressão arterial. Segundo Costa, o exame é comum e fácil de ser realizado em ambulatório. No entanto, o stress do animal no momento do exame pode atrapalhar o seu resultado. “O ideal é tentar acalmar o animal, fazer mais de uma mensuração no mesmo dia ou até várias medidas em dias alternados. Assim é possível obter o diagnóstico definitivo da hipertensão arterial sistêmica”, completa.
Tratamento da Hipertensão Arterial em Animais
Caso o animal seja diagnosticado com pressão arterial alta, o veterinário deve investigar a causa, iniciar o tratamento da doença primária e tratar a hipertensão em conjunto. Várias medicações podem ser usadas para o tratamento da hipertensão em animais. Porém, isso depende muito de cada caso. É imprescindível que o médico veterinário acompanhe e inicie o tratamento com o medicamento correto.
Por esse motivo é tão importante levar seu animal para um check-up geral. É indicado um check-up anual para animais com mais de 5 anos e, para animais acima de 8 anos, a cada 4 a 6 meses. Com o diagnóstico e tratamento precoce, seu animal pode ter um aumento da sobrevida.