Devo castrar meu pet?
É uma dúvida bastante comum. Muitos tutores ainda não sabem quando castrar o seu cão ou o seu gato, nem entendem por completo a importância e os cuidados a serem tomados. No Ebook Orientações para o Pré e Pós-Operatório Veterinário, elaboramos um passo a passo que irá ajudar você e seu Pet a passarem com mais tranquilidade por esse e por demais procedimentos cirúrgicos.
Por que castrar meu Pet?
Além de ser a principal medida de controle populacional de animais, reduzindo o número de cachorros e gatos de rua, a cirurgia pode prevenir diversos problemas de saúde, como os tumores de testículos, próstata e mamários. No entanto deve ser muito bem indicada pelo Médico Veterinário que acompanha a saúde de seu animal, pois alguns cuidados devem ser tomados.
“Cães e gatos castrados tendem a ficar mais calmos, e menos agressivos. A cirurgia de castração pode ajudar no controle de hábitos como de fugir e de urinar pela casa” – Dr. Éder França da Costa, M.V. Especializado em Cardiologia Veterinária (CRMV-SC 3580).
“Tão importante quanto saber quando castrar é lembrar que a cirurgia de castração é um procedimento médico veterinário que exige cuidados. Ela não pode ser feita de qualquer maneira, em qualquer ambiente, como muitas vezes acontece” – Dr. Alex Jader Sant’Ana, M.V, P.H.D Especializado em Anestesiologia Veterinária (CRMV-SP 18196 / CRMV-SC 7177 VS).
Quando fazer a castração?
De forma geral, todos os cães e gatos podem ser castrados, e em qualquer idade. No entanto, o período indicado para cada caso pode ser bastante relativo. Depende, entre outros fatores, da maturação hormonal e do porte do Pet.
Em alguns casos, a castração pode ser feita ainda na fase de filhotes. Contudo, é interessante que o seu cão ou o gato já tenha tomado todas as vacinas. Este cuidado visa reduzir o risco de contaminação no ambiente hospitalar. Buscar orientação do médico veterinário de confiança sobre o seu caso é a melhor estratégia.
Devo castrar meu Pet?
Um dado pouco explorado pela comunidade Veterinária é o que mostra que a produção de hormônios sexuais não é de todo mal.
Quando se trata de controle populacional, sem sombra de dúvidas a castração é a atitude mais recomendada. Porém, nos últimos anos, vários trabalhos científicos mostram a importância da ação dos hormônios sexuais no funcionamento adequado de vários órgãos. Inclusive na proteção quanto a alguns tipos de tumores e lesões de ossos e ligamentos.
Justamente por esses motivos contraditórios, a avaliação do Médico Veterinário se torna cada vez mais imprescindível para a castração.
“Quanto a segurança do procedimento, é fato que buscando bons profissionais que seguem as boas condutas de preparo e técnica cirúrgica, não há o que temer. Animais jovens tendem a se recuperar melhor de procedimentos cirúrgicos como a castração”– Dr. Alex Jader Sant’Ana, M.V, P.H.D Especializado em Anestesiologia Veterinária (CRMV-SP 18196 / CRMV-SC 7177 VS).
“Entretanto, assim como os seres humanos, alguns cães e gatos amadurecem mais cedo. Somente o médico veterinário pode indicar quando castrar o pet” – Dr. Éder França da Costa, M.V. Especializado em Cardiologia Veterinária (CRMV-SC 3580).
Cuidados com a Castração
Apesar de bastante comum, a cirurgia de castração é um procedimento cirúrgico, e não deve ser realizada em ambiente ambulatorial, por exemplo. O cão e gato a ser castrado deve ser encaminhado para um centro cirúrgico (ambiente hospitalar), onde contará com todo o suporte de profissionais e equipamentos necessário.
“Cães e gatos são tão sensíveis à infecções quando nós. Quando castrar o seu pet, fique atento a assepsia (limpeza) do local. Ela deve ser uma prioridade no centro cirúrgico. A sala de cirurgia deve ter fluxo controlado e possuir barreiras físicas para evitar a entrada de agentes contaminantes” – Dr. Éder França da Costa, M.V. Especializado em Cardiologia Veterinária (CRMV-SC 3580).
Além disso, é preciso ter muito cuidado com a anestesia. Os animais não conseguem reclamar como nós quando sentem dor. Alguns sedativos apenas imobilizam ou fazem o animal dormir, mas não garantem o conforto por completo. Cuidados esses que só podem ser tomados quando se faz um procedimento individualizado pensando no seu Pet de forma única!!
”Sem a presença do Médico Anestesista Veterinário, muitos animais acabam sendo submetidos às dores das cirurgias e passando por grandes sofrimentos. Por isso, quando castrar o seu pet, exija a presença de um Médico Anestesista Veterinário. Somente esse profissional poderá garantir o conforto do seu pet” – Dr. Alex Jader Sant’Ana, M.V, P.H.D Especializado em Anestesiologia Veterinária (CRMV-SP 18196 / CRMV-SC 7177 VS).
Dê ao seu Pet o carinho e o respeito que ele merece. Faça a castração do seu cão ou gato em um ambiente hospitalar controlado. A DigitalVet é dedicada às diversas especialidades veterinárias. Nossos profissionais são treinados para manter o bem estar e a segurança do seu companheiro.