Animal Vegetariano: é possível adaptar cães e gatos às dietas não carnívoras?
Muitas pessoas têm adotado um estilo de vida que busca eliminar toda a forma de crueldade contra os animais – o veganismo. As pessoas veganas adotam uma dieta estritamente baseada em vegetais e consomem produtos que não tenham relação com a exploração de outros seres vivos sencientes.
Com cada vez mais adeptos em todo o mundo, muitos veganos procuram agora ter um animal vegano. Visando assim, levar essa prática para a vida de seus cães e gatos de estimação. Além disso, observa-se que outras práticas alimentares adotadas pelos humanos têm sido instituídas nos pets, como dietas livre de grãos e dietas vegetarianas não veganas.
No início do ano, um estudo realizado pela University of Guelph, no Canadá, e publicado no periódico Plos One, feito com cerca de 3,6 mil donos de cães e gatos de diferentes regiões do mundo, mostrou que 35% deles têm interesse em adotar uma dieta vegana para seus pets. Entre os entrevistados veganos, 27% afirmaram que já adotam uma dieta vegana para seus animais.
Abaixo, os profissionais da Digitalvet discutem os impactos da redução do consumo de carne para a saúde de cães e gatos. Afinal, é possível criar um animal vegetariano saudável?
Ancestrais Carnívoros
O primeiro ponto que temos que analisar quando falamos de um animal vegetariano são os seus ancestrais. Cães e gatos possuem ancestrais estritamente carnívoros, como vimos no post sobre “Dieta Crua para Animais”. E são muito mais próximos deles do que os humanos são de seus antepassados. É por isso que cães e gatos, mesmo domésticos, preferem as dietas ricas em carnes.
“Mas a preferência por carne não é apenas uma questão de gosto. Ela tem relação direta com as necessidades dos organismos desses animais, que são diferentes dos humanos” – Dr. Éder França da Costa, M.V. Especializado em Cardiologia Veterinária (CRMV-SC 3580).
Os cães são mesmo onívoros?
Por conta do antigo contato com os seres humanos, os cães domésticos conseguiram desenvolver, ao longo dos séculos, algumas adaptações que permitem a estes animais comer alimentos de diferentes classes. Como os ricos em carboidratos e fibras, por exemplo. Isso não significa, no entanto, que a proteína animal pode ser eliminada e substituída sem prejuízos para a saúde do pet. Nem que o cão possa ser um animal vegetariano.
“Atualmente, não existe nenhum grande estudo que mostre que a dieta vegetariana seja mais segura e saudável para os cães. Nem que elas reduzem o risco de doenças como o Câncer, por exemplo. Pelo contrário, algumas pesquisas veterinárias recentes têm demonstrado uma associação entre as dietas ricas em proteína vegetal e doenças cardíacas graves, como a cardiomiopatia dilatada” – Dr. Alex Jader Sant’Ana, M.V, P.H.D Especializado em Anestesiologia Veterinária (CRMV-SP 18196 / CRMV-SC 7177 VS).
Hoje, além das farinhas de grãos, as rações para cachorro costumam incluir altas porcentagens de proteína animal em suas composições. O que faz com que estes pets tenham uma dieta onívora.
“No entanto, até mesmo a dieta onívora para cães é discutível. A humanização dos cães, que algumas vezes comem quase tudo o que o tutor come, é outro problema. Pode levar a doenças como obesidade e diabetes” – Dr. Éder França da Costa, M.V. Especializado em Cardiologia Veterinária (CRMV-SC 3580).
Gatos e a Necessidade de Carne
Para os gatos, o vegetarianismo parece estar ainda mais longe de sua natureza em relação aos cães. Eles têm grandes necessidades de aminoácidos que são encontrados somente (ou em quantidades suficientes) em proteínas de origem animal.
A domesticação dos gatos é mais recente que a dos cães. Por isso, até hoje, estes felinos guardam características mais próximas aos dos seus ancestrais. Entre elas, a necessidade de comer carne. Alimentos de origem vegetal, com saborizantes específicos para gatos e que imitam o gosto da carne, não suprem as necessidades nutricionais dos felinos.
“Os gatos dependem de nutrientes específicos encontrados abundantemente nas carnes para manterem-se saudáveis, como a Taurina, a Vitamina A e o Ácido Araquidônico. Sem eles, as chances de desenvolverem doenças cardíacas, musculares, osteoarticulares e renais são muito grandes” – Dr. Alex Jader Sant’Ana, M.V, P.H.D Especializado em Anestesiologia Veterinária (CRMV-SP 18196 / CRMV-SC 7177 VS).
Cuide da saúde do seu pet. Dê ao seu animal de estimação os alimentos que ele precisa para ter uma vida saudável e feliz. Os profissionais da Digitalvet podem ajudar. Conte conosco!
Nota: Como o veganismo se refere a outras práticas que não somente à dieta, utilizamos aqui o termo vegetariano, referindo-se à dieta aplicada nos animais.