Digitalvet

Ração ou Comida Caseira?

Essa é uma dúvida bastante comum. Assim como acontece com os seres humanos, uma alimentação balanceada é a base para a saúde dos animais. No entanto, cada espécie (cão, gato..), idade (filhote, adulto, idoso..) e raça (Pug, Doberman..) possui necessidades específicas, que precisam ser atendidas.

Cada patudo é um caso. Por isso, é recomendado ir ao Veterinário Especializado em Nutrição, para definir o tipo e quantidade de comida apropriada” – Dra. Luiza da Silva (CRMV-SC 6718), Médica Veterinária Especializada em Nutrição.

Abaixo, nós falaremos das diferenças entre a alimentação com ração e a alimentação caseira.

Alimentação com Ração

A alimentação com ração é utilizada pela maioria dos donos de cães e gatos. As rações, mesmo as Super Premium, costumam ser mais econômicas e menos trabalhosas do que a alimentação caseira.

Existem diversos tipos de ração, que possuem várias fórmulas, incluindo: a livre de grãos, estágio de vida, controle de peso, específica para raças e muitas outras. Todas (as de qualidade) com o propósito de atender as necessidades nutricionais dos pets” – Dra. Luiza da Silva (CRMV-SC 6718), Médica Veterinária especializada em Nutrição.

No entanto, muito por conta da tendência das pessoas de buscar uma alimentação menos industrializada, as rações passaram a ser vista por alguns tutores como vilãs. Muitos mitos a respeito desse tipo de alimento têm se espalhado, especialmente pela internet.

Mitos sobre as Rações

Dois dos principais mitos sobre as rações são o de que esse tipo de alimento provoca doenças, como o Câncer, e de que as rações são feitas com partes estragadas de animais. 

Hoje, não existe nenhum estudo científico que associe o consumo de rações com câncer. Além disso, o processo de produção das Rações Super Premium não envolve alimentos estragados. Estas rações são elaboradas com as partes de outros animais (frango, bois, cordeiros..) que não são consumidas pelos seres humanos, mas por outros motivos. 

Os pedaços de carne e de material protéico utilizados na fabricação das rações não são agradáveis ao olhar e paladar humano. Não chegam a formar uma peça que poderia ser vendida em supermercado, por exemplo, mas são bastante ricos em nutrientes. Esse alimento vai para o frigorífico e é comprado pelas empresas de rações, que produzem as farinhas de carnes e vísceras, por exemplo.

“Trata-se da diferença entre ingredientes e nutrientes. O ingrediente é o próprio alimento, como por exemplo, frango, batata, ração, carne. Já os nutrientes são os componentes presentes nos alimentos (proteínas, vitaminas, gorduras, carboidratos, fibras e minerais). Na nutrição, nosso objetivo é suprir todos os nutrientes essenciais para pets, para que eles se mantenham saudáveis. E as rações de qualidade podem ser bastante úteis nesse sentido” – Dra. Luiza da Silva (CRMV-SC 6718), Médica Veterinária especializada em Nutrição.

O ponto negativo da alimentação com ração é que ela não costuma atender bem animais com duas ou mais doenças ao mesmo tempo, como aqueles com problemas renais e obesidade. A fabricação de rações a partir de peças próprias para o consumo humano também seria insustentável ecologicamente e financeiramente.

Alimentação Caseira para os Pets

A alimentação caseira exige bastante disciplina e empenho do tutor, uma vez que o tempo de preparo é maior, além dos custos.

“A alimentação caseira é uma ótima alternativa para animais com paladar mais exigente, ou que precisam de dietas personalizadas (como aqueles com duas ou mais doenças aos mesmo tempo). Ingredientes naturais e minimamente processados podem ser a base para uma uma refeição nutritiva. No entanto, para que a dieta caseira seja corretamente balanceada, é necessário suplementação.” – Dra. Luiza da Silva (CRMV-SC 6718), Médica Veterinária especializada em Nutrição. 

Suplementação para Cães e Gatos

Apesar de todo apelo que as dietas baseadas em alimentos menos industrializados possuem hoje, uma coisa precisa ficar bastante clara: no geral, a alimentação caseira não supre todas as necessidades nutricionais de cães e gatos. Para que a demanda dos pets por minerais como Cálcio e Fósforo seja atendida, o uso de suplementos é sempre necessário.

“Existem vários motivos que levam os animais a terem deficiências nutricionais, um deles é a elaboração incorreta de dietas caseiras. É importante lembrar que nenhuma dieta caseira é balanceada se não tiver a suplementação de minerais e de vitaminas. A suplementação traz diversos benefícios quando adicionada (de maneira adequada) a dieta do seu pet” – Dra. Luiza da Silva (CRMV-SC 6718), Médica Veterinária especializada em Nutrição. 

Entre os benefícios da suplementação, podemos citar:

Não é possível afirmar que a alimentação com ração é melhor do que a alimentação caseira, ou vice-versa. Tudo depende da rotina dos tutores e das características do Pet. Independente da sua escolha (ração ou alimentação caseira), é importante consultar um Médico Veterinário Especializado em Nutrição para estabelecer a dieta mais propícia. O mesmo deve ser feito antes de iniciar uso de suplementos.

A saúde do seu pet depende de você! Procure um Médico Veterinário Especializado em Nutrição e garanta que o seu companheiro receba todos os nutrientes necessários para uma boa saúde. Conte conosco!