Digitalvet

Doenças Gastrointestinais em Cães

 

Vimos no texto “Como deve ser feita a vermifugação de cães e gatos?” que estes parasitas podem ser os responsáveis por uma série de problemas de saúde para o seu pet, especialmente gastrointestinais. No entanto, além dos vermes, algumas bactérias, vírus, alergias e até o estresse podem provocar esse tipo de doença.

“De início, as doenças gastrointestinais podem cursar de forma parecida, independentemente do seu agente causador. Diarreia, vômito e falta de apetite são sintomas comuns nesses casos” – Dr. Alex Jader Sant´ana, M. V Especializado em Anestesiologia Veterinária (CRMV-SP 18196 / CRMV-SC 7177 VS).

Abaixo, veremos outros dois dos principais problemas causadores de doenças gastrointestinais em cães: a Doença Inflamatória Intestinal Canina e a Parvovirose.

Doença Inflamatória Intestinal Canina

A Doença Inflamatória Intestinal Canina é o termo utilizado para designar um grupo de doenças intestinais crônicas (enteropatias), que se manifesta por sinais gastrintestinais persistentes ou recorrentes, e inflamação do intestino e do estômago. Este problema envolve uma interação complexa entre tendências genéticas do pet, o microambiente intestinal (bactérias e dieta), o sistema imunológico e fatores ambientais que podem deflagrar a inflamação intestinal.

Algumas raças que possuem maior predisposição a essa doença são: Pastor Alemão, Buldogue Francês, Yorkshire Terrier, Boxer, Shar-pei e Basenji. Entre os fatores que podem deflagrar a Doença Inflamatória Canina estão a má alimentação, alergias alimentares, infecções parasitárias ou reações adversas a medicamentos. 

A doença pode afetar cães de todas as idades, especialmente adultos jovens. Os principais sintomas são:

Parvovirose

Como o nome diz, a Parvovirose é provocada por um vírus, e ele é extremamente contagioso. Trata-se de uma doença perigosa, que pode afetar humanos (Zoonose). Ela  Costuma se manifestar na forma de problema gastrointestinal grave e é potencialmente fatal se não tratada corretamente. A outra forma da doença ataca o coração ao causar uma miocardite aguda. É, em geral, responsável por morte súbita em filhotes.

Além do intestino, o vírus da parvovirose ataca também as células da medula óssea. Portanto, além do sangramento pelas fezes, essa doença provoca queda na imunidade e anemia intensa, deixando o interior das pálpebras e gengivas pálidos. A contaminação acontece através do contato com animais doentes ou com suas fezes e vômito contaminados.

As vacinas V10 previnem, entre outras doenças, a Parvovirose, o que reforça ainda mais sua importância. Além dos sintomas clássicos das doenças gastrointestinais, como febre, diarreia, vômito, letargia e perda de apetite, a Parvovirose pode provocar:

Exames para Doenças Gastrointestinais 

Alguns exames clínicos e laboratoriais podem ajudar a identificar a origem das doenças gastrointestinais. Através do exame de sangue, por exemplo, o médico veterinário pode avaliar a quantidade dos diferentes subtipos de células de defesa no organismo do pet. 

“Cada subtipo reage a uma ameaça diferente. Em casos de vermes, alguns subtipos aumentam de quantidade. Quando a infecção é viral, outros subtipos reagem e se destacam” – Dr. Éder França da Costa, M.V. Especializado em Cardiologia Veterinária (CRMV-SC 3580). 

Fique atento! As doenças gastrointestinais podem se apresentar de forma crônica ou aguda. A avaliação veterinária é muito importante para que seu animal de estimação tenha um diagnóstico preciso e para que a sua família tenha uma vida mais segura e feliz. Conte conosco!