No geral, a troca de dentição dos cãezinhos acontece por volta dos 4 meses de idade. É quando os dentes do animal mudam de “leite” para permanente. A introdução à escovação deve ser feita nesse período. Saber como escovar os dentes do cachorro é importante para manter sua boa saúde bucal.
“O tutor deve começar fazendo carinhos leves na gengiva do animal, para acostumá-lo com a sensação de toque na parte interna da boca. Isso pode ser feito com uma gaze macia, enrolada nos dedos” – Dra. Josaine Maldaner Borges, Médica Veterinária Especializada em Odontologia de Pequenos Animais (CRMV 1856).
Com aproximadamente 7 meses de idade, o animal já deve ter completado a troca da dentição. A partir dessa fase, já é possível inserir a escova de dentes na higiene bucal do pet.
“Para fazer a escovação dos dentes do cão, o tutor deve usar escovas com cerdas macias. As escovas de dentes para animais possuem como vantagem uma angulação diferente, que facilita o ato de escovar os dentes do cachorro. No entanto, qualquer escova de criança com cerdas macias pode ser utilizada” – Dra. Josaine Maldaner Borges, Médica Veterinária especializada em Odontologia de Pequenos Animais (CRMV 1856).
Creme Dental para Cães
Quando o assunto é a saúde bucal, é interessante saber que não é necessário usar creme dental para escovar os dentes do cachorro. O creme dental é apenas um coadjuvante. De forma que, o tutor pode fazer a escovação dos dentes do seu pet apenas com água.
No entanto, por conta dos sabores produzidos especialmente para os animais, a utilização do creme dental veterinário pode ser interessante. Porém, em hipótese alguma pode ser utilizado creme dental de humanos.
“Um creme dental veterinário com sabor de carne ou frango, por exemplo, tende a facilitar a escovação. Mas é preciso tomar alguns cuidados” – Dra. Josaine Maldaner Borges, Médica Veterinária especializada em Odontologia de Pequenos Animais (CRMV 1856).
De forma geral, os cremes dentais para cachorro:
- Não devem possuir flúor (por conta do risco de intoxicação);
- Não devem produzir espuma (pois os cães não sabem cuspir);
- Não podem ter sabor adstringente (os animais simplesmente não vão gostar).
Alguns cremes dentais desenvolvidos exclusivamente para os cães possuem enzimas que ajudam a combater a formação do cálculo dental (tártaro). Dessa forma, para que elas possam realmente fazer efeito, respeitar a periodização prescrita pelo Veterinário Especializado em Odontologia é fundamental.
Periodização: quando escovar os dentes do cachorro?
Na maioria dos animais, a placa de bactérias que dá origem ao cálculo dental e à doença periodontal começa a se formar em, aproximadamente, 48 horas.
O tártaro ao redor dos dentes pode ser fácil de identificar. Porém, os problemas mais graves acontecem abaixo da gengiva. As bactérias acumuladas na boca do pet liberam substâncias que corroem os dentes e alcançam as camadas internas. Consequentemente, atingem as raízes e os ossos.
“Para evitar isso, nós recomendamos que os dentes do cão sejam escovados, pelo menos, 3 vezes na semana. Pode ser um dia sim e dois não, por exemplo. Se puder todo dia, melhor ainda” – Dra. Josaine Maldaner Borges, Médica Veterinária especializada em Odontologia de Pequenos Animais (CRMV 1856).
Sabe-se que 80% dos cães com três anos de idade costumam apresentar algum sinal de doença periodontal. Se a profilaxia odontológica não for realizada, esse problema torna-se cada vez mais grave com o passar do tempo.
Atenção e Paciência na Escovação dos Dentes
Para ter sucesso ao escovar os dentes do cachorro, é preciso ter paciência. Escolha um momento tranquilo e respeite o tempo do seu companheiro. Posicione-o em uma posição confortável, em cima de uma bancada ou no seu colo e faça bastante carinho. Com a prática, o processo de escovação dos dentes do seu pet deve levar menos de 5 minutos.
“Os tutores podem fazer o movimento de vai e vem 5 vezes em cada lado da boca. Os dentes de trás, na arcada superior, exigem atenção especial. Eles estão posicionados próximos a um importante duto de saliva, o que aumenta as chances de formação de tártaro” – Dra. Josaine Maldaner Borges, Médica Veterinária especializada em Odontologia de Pequenos Animais (CRMV 1856).
A boca dos cães possui um PH mais alcalino do que a dos seres humanos. Por esse motivo, e por não comerem doces, os dentes do cachorro dificilmente sofrem com cáries. As fraturas e a doença periodontal são os principais problemas encontrados pelos veterinários especializados em Odontologia Veterinária.
Fique atento aos hábitos alimentares do seu cão e não permita que ele brinque com ossos e objetos demasiadamente duros. Esta também é uma orientação importante e que evita que dentes se quebrem. Além disso, mantenha a periodicidade das consultas ao veterinário especializado em Odontologia. Elas devem ser realizada entre 6 meses e um ano.
Agora que você já recebeu dicas e orientações sobre como escovar os dentes do cachorro, adote o hábito regularmente. A saúde do seu pet agradece! Se precisar de ajuda, conte sempre com a equipe da Digitalvet!
Sobre a autora: Dra. Josaine Maldaner Borges (CRMV 1856) é Médica Veterinária formada pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). É especializada em Clínica, Cirurgia e Odontologia Veterinária. É sócia fundadora da Associação Brasileira de Odontologia Veterinária (ABOV).