Digitalvet

Como é feito o Check up Veterinário

Um dos maiores gestos de amor com seu animal de estimação é cuidar da saúde dele. E, como cães e gatos envelhecem mais rápido do que os seres-humanos, você deve estar atento ao check up veterinário. Basicamente, tudo dependerá do estágio de vida em que o seu companheiro se encontra e da orientação do profissional que o acompanha.

O que é o check up veterinário?

Check up veterinário é uma consulta realizada de maneira periódica, com foco na prevenção. É um acompanhamento que proporciona o bem estar do seu pet – e também da sua família. Durante o check up, os exames, as vacinas e a vermifugação são colocados em dia.

As vacinas que os animais tomam enquanto filhotes precisam ser repetidas anualmente, na fase adulta, e pelo resto da vida. Já a vermifugação deve ser realizada a cada 3 meses. Zoonoses mais graves, como a Dirofilariose, por exemplo, possuem prevenção e tratamentos específicos. Por isso, o check up veterinário deve estar presente na rotina do seu pet. É uma ação importante para o bem estar e segurança de cães, gatos e seres-humanos.

No check up veterinário, o animal será avaliado por completo. O profissional irá realizar anamnese, exames físicos, cardiológicos e, em alguns casos, exames laboratoriais. Como resultado, você terá uma avaliação precisa das condições do seu companheiro.

Qual a frequência ideal do check up veterinário?

A frequência do check up veterinário vai depender basicamente da idade do seu pet e da orientação do profissional que o acompanha.

O dono precisa participar do check up do pet?

Um fator crucial para o sucesso do check up veterinário é a participação do tutor do animal. Preste atenção no comportamento do seu cão ou gato e avise ao profissional responsável sobre qualquer alteração. Mudanças nos hábitos alimentares, no humor, nas fezes e na urina podem indicar que alguma coisa precisa ser vista de perto.

Vale lembrar: o check up veterinário costuma levar apenas uma hora e não exige preparação específica.

A partir do check up veterinário, caso algum problema seja encontrado, o profissional poderá lhe orientar quanto aos próximos passos. Exames adicionais e consulta com um profissional dedicado à especialidade veterinária em questão podem ser solicitados. Assim como na Medicina dos humanos, a Veterinária também tem suas especialidades e profissionais especializados. Dessa forma, seu pet poderá ser direcionado para o tratamento mais eficaz. Mostre que você ama o seu animal. Acompanhe de perto a saúde dele e proporcione uma vida feliz e segura para toda a família.

A Digitalvet é um centro dedicado às diversas especialidades veterinárias. Converse com os nossos profissionais sobre check up veterinário e tenha um diagnóstico preciso sobre a saúde do seu pet.