Cães e gatos também podem sofrer com câncer. Essa doença, temida pelos seres humanos, é caracterizada pela proliferação de células anormais em determinada parte do corpo do Pet. Todos os órgãos podem ser atingidos por esse problema. O câncer em animais assume diferentes formas e níveis de agressividade, podendo se disseminar pelo organismo através da formação de metástases.
“O câncer em animais pode ser muito abrangente. Trata-se, hoje, de uma das doenças que mais provocam a morte de cães e gatos. E isso geralmente acontece por conta do diagnóstico tardio. Quanto antes os animais forem diagnosticados, maiores as chances de cura” – Dr. Luiz Afonso Erthal (CRMV-SC 1770), Médico Veterinário Especializado em Oncologia.
Nos últimos anos, os avanços da Medicina Veterinária no campo da Oncologia foram muito significativos. Hoje, é possível oferecer diagnósticos e tratamentos de qualidade para cães e gatos com câncer.
Abaixo, o Dr. Luiz Afonso Erthal (CRMV-SC 1770), Médico Veterinário Especializado em Oncologia, responde SETE das principais perguntas dos tutores de cães e gatos sobre o câncer em animais.
Qual a causa do câncer em animais?
Dr. Luiz: O câncer não possui, na maioria das vezes, uma causa específica. Hoje, sabemos que algumas situações podem aumentar as chances de um animal desenvolver essa doença. Entre as principais, estão a idade avançada, a exposição ao sol e as próprias características genéticas do animal e da sua raça.
Quais as raças mais afetadas pelo câncer em animais?
Dr. Luiz: Em cães, as raças Boxer, Golden Retriever, Poodle, Pastor Alemão, Pitbull e Barnese estão entre as mais afetadas pelo câncer em animais. Já os gatos são afetados de forma mais homogênea, independente da raça.
Quais os tipos mais comuns de câncer em animais?
Dr. Luiz: Assim como em seres humanos, o câncer em animais pode afetar qualquer órgão ou tecido do corpo. No entanto, entre os animais, os tipos mais comuns de câncer são as neoplasias de pele e tecido subcutâneo, tumores mamários e neoplasias hematopoiéticas. Cada doença possui diferentes estágios, com graduações e especificidades próprias.
Quais os sintomas de câncer em animais?
Dr. Luiz: Os sintomas são muito variados, dependem muito do local e do estágio em que se encontra o tumor. Na pele, por exemplo, é possível notar mudança de cor, ferida e presença de nódulos. Mas, infelizmente, a presença do câncer pode ser silenciosa, os sinais podem surgir nos estágios mais avançados da doença e, até mesmo, nunca chegar a “aparecer”. É por isso que os exames periódicos, como o check up veterinário, são tão importantes.
Além disso, quando aparecem, alguns sintomas de câncer em animais podem ser facilmente confundidos com os sintomas de outras doenças, como as verminoses. Entre eles, podemos citar:
- Emagrecimento;
- Vômitos;
- Diarréia;
- Perda de apetite;
- Urinar com dificuldade;
- Tosse;
- Até mudança de comportamento.
O que fazer em caso de suspeita de câncer?
Dr. Luiz: A primeira coisa a se fazer caso o animal apresente qualquer problema de saúde é procurar o médico veterinário. Assim, ele poderá fazer uma análise clínica detalhada do seu companheiro. E, caso necessário, solicitar alguns exames complementares, que ajudem a fechar o diagnóstico.
Já os animais diagnosticados com câncer devem ser encaminhados imediatamente para o veterinário especializado em oncologia, para uma investigação mais profunda e para dar início ao tratamento e/ou realizar cirurgia.
Como é feito o tratamento?
O tratamento do câncer em animais evoluiu muito nos últimos anos. Hoje, os cães e gatos diagnosticados com o problema podem ser submetidos à quimioterapia e à cirurgias específicas para o seu problema, além de outras alternativas.
Tanto na quimioterapia, como na cirurgia de câncer, os tutores devem seguir rigidamente as orientações do veterinário oncologista antes e depois do tratamento.
Quais são os efeitos da quimioterapia em animais?
De forma geral, os animais sofrem menos com os efeitos da quimioterapia do que os seres humanos. As reações mais comuns costumam ser o vômito, diarreia e perda de pelo. Porém, alguns animais podem apresentar efeitos colaterais significativos.
É importante lembrar que o câncer em animais têm tratamento e até, em alguns casos, uma possível cura. Para isso, o diagnóstico precoce é fundamental. Visitar o veterinário com frequência é a melhor forma de garantir uma vida mais feliz e saudável para toda a sua família.
Sobre o autor: Dr. Luiz Afonso Erthal (CRMV-SC 1770) é Médico Veterinário Especializado em Oncologia. Graduou-se em Medicina Veterinária pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Realizou pós-Graduação em Medicina Veterinária Clínica e em Cirurgia Veterinária. Possui Especialização em Oncologia pelo Instituto Botucatu Bioethicus. É membro da Associação Nacional de Clínicos Veterinários de Pequenos Animais (Anclivepa SC), Conselheiro Efetivo do Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV-SC) e Proprietário da Clínica Veterinária Amigo dos Bichos.